Jogada10
·12 de fevereiro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·12 de fevereiro de 2024
O jogador de futebol Septain Raharja, do Subang, morreu após ser atingido em cheio por um raio durante amistoso contra o Bandung, no sábado (10/2). O público que estava no estádio Siliwangi, em Bandung, no oeste de Java, se impressionou com a cena.
“Quando o raio caiu, todos caíram imediatamente. Depois todos correram, mas Raharja não se levantou”, disse uma testemunha para jornalistas da mídia local.
Um vídeo mostra o momento exato em que o atleta, de 34 anos, recebeu a carga de eletricidade do raio no gramado. Logo em seguida, socorristas o levaram para o hospital, mas ele não resistiu. Nas imagens, um outro jogador cai no campo após a ocorrência. Entretanto, foi apenas pelo impacto, pois ele não sofreu lesões.
A esposa de Raharja, Dara, contou que o raio que matou o jogador foi o segundo em curto período.
“Houve um primeiro, mas atingiu apenas o solo. Depois de alguns segundos, o segundo atingiu-o”, lamentou Dara, ainda sob o impacto da perda do marido.
Esta é a segunda vez, em doze meses, que um jogador de futebol é atingido por um raio na Indonésia. Afinal, em 2023, um atleta de Bojonegoro sofreu parada cardíaca ao receber a carga durante a Copa Soeratin Sub-13. Ele foi para o hospital e conseguiu se recuperar.
Raio atinge em cheio um jogador durante amistoso na Indonésia – Foto: Reprodução de vídeo redes sociais
No Brasil, já houve casos trágicos envolvendo raios durante jogos de futebol. Em dezembro de 2023, Caio Henrique de Lima Gonçalves, de 21 anos, defendia a União Jaiirense quando um raio caiu sobre ele durante partida da Copa do Sul do Paraná. O jogador morreu.
Em 2022, o árbitro Valdinar Rodrigues de Jesus, de 49 anos, morreu nas mesmas circunstâncias. Ele apitava um jogo da Copa Cidade Jatobá do Piauí, no município Capitão de Campos, quando um raio o atingiu.