Glorioso 1904
·07 de junho de 2026
Jogador riscado por Mourinho ganha nova vida no Benfica com Marco Silva

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·07 de junho de 2026

Dodi Lukebakio poderá estar a ganhar uma nova oportunidade no Benfica. O extremo belga, que tinha o futuro longe da Luz enquanto José Mourinho permanecia no comando técnico, está agora a aproveitar os compromissos internacionais para convencer Marco Silva de que merece integrar o plantel encarnado na próxima temporada.
No triunfo da Bélgica sobre a Tunísia, por 5-0, Lukebakio voltou a destacar-se ao apontar um golo de belo efeito, finalizando de forma acrobática dentro da área. A exibição surge numa fase importante, já à porta do Mundial 2026, e está a ser acompanhada com atenção pela estrutura benfiquista e pelo treinador que se prepara para assumir o comando da equipa.
Contratado ao Sevilha no verão passado por cerca de 20 milhões de euros, o internacional belga nunca conseguiu justificar plenamente o investimento realizado. Entre problemas físicos e falta de regularidade competitiva, a sua primeira época de águia ao peito ficou aquém das expectativas. Ao longo de 2025/26, somou apenas 1.347 minutos de utilização, divididos entre jogos como titular, entradas a partir do banco e vários períodos afastado das opções principais.
Com José Mourinho, o cenário apontava para uma saída praticamente inevitável. O treinador pretendia reforçar o lado direito do ataque e via a contratação de mais um extremo como prioridade, colocando Lukebakio na lista de jogadores negociáveis. A intenção passava também por recuperar parte do investimento realizado pelo Benfica.
Contudo, a chegada de Marco Silva poderá alterar esse panorama. O técnico português considera que as características do belga encaixam no modelo de jogo que pretende implementar e, neste momento, a prioridade do clube passa sobretudo pela contratação de um extremo-esquerdo. A saída de Sidny Lopes Cabral e a falta de alternativas diretas para Andreas Schjelderup reforçam essa necessidade.
Veja o golo de Lukebakio frente à Tunisia:







































