Jogou na NBA, mede 2,26 metros e estreou no futebol profissional russo aos 40 anos | OneFootball

Jogou na NBA, mede 2,26 metros e estreou no futebol profissional russo aos 40 anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·20 de agosto de 2025

Jogou na NBA, mede 2,26 metros e estreou no futebol profissional russo aos 40 anos

Imagem do artigo:Jogou na NBA, mede 2,26 metros e estreou no futebol profissional russo aos 40 anos

Mesmo que você seja um fã ávido de basquete e da NBA, é provável que nunca tenha ouvido falar de Pavel Podkolzin. O ex-jogador russo jogou pelos Dallas Mavericks, da NBA, por dois anos e, agora, está causando burburinho após fazer sua estreia no futebol profissional do país natal.

Pouco conhecido na principal liga do mundo, Podkolzin passou a maior parte de sua carreira nas quadras em seu país, começando a jogar no clube de sua cidade, o Lokomotiv Novosibirsk. No entanto, em 2001, mudou-se para a Itália, onde jogou pelo Pallacanestro Varese por três anos, antes de ir para a NBA.


Vídeos OneFootball


Nos EUA, ele jogou pelos Dallas Mavericks, da Conferência Oeste da NBA, por dois anos, participando de apenas seis jogos. No entanto, foi tempo suficiente para atuar ao lado de nomes como Jason Terry, Jerry Stackhouse, Doug Christie e Dirk Nowitzki, provavelmente o maior ícone da história da franquia.

Apesar do curto período na NBA, sua carreira como jogador de basquete foi longa e ele jogou na Rússia de 2007 a 2019, até decidir se aposentar aos 34 anos. Contudo, a aposentadoria foi apenas no basquete.

Estreia e história no futebol

Podkolzin surpreendeu quando, no decorrer desta semana, seu nome voltou a circular nas redes sociais. Tudo porque fez a sua estreia no futebol profissional, na Rússia, defendendo o Amkal Moskow, num jogo dda Copa da Rússia, diante do Kaluga.

O jogador de 40 anos - que até já entrou em filmes - foi titular e tornou-se, assim, oficialmente o jogador de futebol mais alto do Mundo, com 2,26 metros (já era um dos mais altos da história da NBA). O anterior recorde era detido por vários atletas, fixado em 2,1 metros. De resto, esteve até perto de marcar na estreia, respondendo a um cruzamento na esquerda, mas parou no goleiro rival.

"Quase marquei, o goleiro esteve bem. Vou tentar marcar de novo no próximo jogo. Provavelmente vão continuar a me ver", afirmou, no final da partida, em declarações à TJ Sports.

O antigo jogador de basquete foi um fenômeno durante e após o jogo, com todos os seus movimentos a serem seguidos de perto. A sua presença foi uma ameaça constante para a defesa adversária, especialmente na bola parada e cruzamentos (como era de se esperar).

O agora jogador de futebol revelou que o convite veio de um antigo colega, agora presidente do Amkal, e garantiu que se iam voltar a ouvir o seu nome:

"É uma grande oportunidade para estar neste esporte. O presidente me ligou. Costumávamos jogar na mesma equipe de basquete e, agora, estou jogando na Copa. É uma grande cidade, com bom clima e uma grande equipe", finalizou.

Saiba mais sobre o veículo