John Textor critica regras de sustentabilidade financeira da Premier League | OneFootball

John Textor critica regras de sustentabilidade financeira da Premier League | OneFootball

Icon: MKT Esportivo

MKT Esportivo

·05 de março de 2024

John Textor critica regras de sustentabilidade financeira da Premier League

Imagem do artigo:John Textor critica regras de sustentabilidade financeira da Premier League

John Textor, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, criticou as regras de sustentabilidade financeira da Premier League.

Segundo ele, elas acabam prejudicando os times que não conseguem gerar altas receitas. Sendo assim, favorece os clubes faturam mais no país, como o bloco formado por Manchester City, Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Tottenham.


Vídeos OneFootball


“É claro que elas são construídas para garantir que os clubes que não geram receitas significativas não consigam recuperar o atraso”, disse em sua participação ao evento Financial Times Business of Football Summit.

Textor defende que os investidores tenham o direito de aplicar o valor que quiserem nas equipes que possuem e deixou claro que dinheiro não é problema para os donos do Crystal Palace, mas criticou o fato de não poderem gastar “no nível das equipes que estão entre os seis primeiros”.

“Não importa se você tem um bilhão de dólares em dinheiro em um carrinho de mão. Você não tem permissão para gastá-lo”, ironizou.

“Isso faz algum sentido? Evangelos Marinakis, dono do Nottinhgham Forest, tem muito dinheiro para financiar sua equipe, mas não tem permissão para fazê-lo. Se ele gasta muito e faz o que a torcida quer, alguém aparece e tira seus pontos? Isso não está certo”, acrescentou.

Pelas regras de rentabilidade e sustentabilidade financeira da Premier League os clubes podem ter uma perda máxima de £ 105 milhões em um período de três anos. O Everton, por exemplo, ultrapassou o valor e foi punido com a perda de seis pontos nesta temporada.

Saiba mais sobre o veículo