Esporte News Mundo
·07 de janeiro de 2026
Joia do Santos entra na mira de clube europeu em negociação milionária

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·07 de janeiro de 2026

O Santos recebeu uma proposta de peso do futebol europeu pelo lateral-esquerdo João Victor Souza. O Tottenham apresentou uma oferta de 15 milhões de euros pelo jogador, valor que agrada à diretoria santista, mas as conversas seguem em andamento por conta de ajustes no formato do negócio. O Peixe tenta garantir um percentual em uma venda futura, ponto que ainda está em negociação entre as partes.

Foto: Reprodução/Instagram
Mesmo treinando normalmente sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o jovem não apareceu na lista de relacionados para a atividade da manhã desta quarta-feira (7), o que aumentou a expectativa em torno do desfecho da negociação. O Santos detém 75% dos direitos econômicos do atleta e, no modelo discutido, os representantes do jogador ficariam com 10% de comissão. Com isso, o clube paulista teria direito a cerca de 10,1 milhões de euros líquidos, algo em torno de R$ 63,5 milhões.
João Victor Souza é tratado internamente como um dos principais ativos do elenco. Antes do avanço do Tottenham, clubes como Barcelona e Bayern de Munique já haviam monitorado a situação do lateral. Na última janela de transferências, propostas vindas da Holanda e de outras ligas europeias chegaram à mesa do Santos, mas foram recusadas por ficarem abaixo do valor considerado ideal. A cifra de 15 milhões de euros, inclusive, corresponde a um montante previamente acordado na última renovação contratual como referência mínima para negociações.
Titular na última temporada, o Menino da Vila disputou 30 partidas, marcou um gol e contribuiu com duas assistências, desempenho que rendeu elogios da comissão técnica e colocou seu nome no radar da Seleção Brasileira. Auxiliares de Carlo Ancelotti, durante observações relacionadas a Neymar, acompanharam jogos do Santos e ficaram impressionados com o rendimento do lateral.
A trajetória de Souza no clube começou ainda nas categorias iniciais. Ele chegou ao Santos no Sub-11 e construiu todo o processo de formação no CT Rei Pelé. A estreia no profissional aconteceu em 2024, pelo Campeonato Paulista e pela Série B, e desde então o jogador não retornou mais às divisões de base. No total, soma 39 partidas, um gol e quatro assistências pelo time principal.
Com passagem pelas seleções de base, o lateral disputou o Mundial Sub-17 em 2023 e segue sendo visto como uma das promessas da posição no futebol brasileiro. O contrato com o Santos vai até o fim de 2028, o que dá margem ao clube para negociar com tranquilidade e buscar o melhor cenário esportivo e financeiro antes de bater o martelo sobre o futuro do jovem.









































