Stats Perform
·16 de março de 2020
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·16 de março de 2020
Jonathas de Jesus, do Elche, que disputa a segunda divisão espanhola, testou positivo para o coronavírus covid-19. Por meio de suas redes sociais, o clube comunicou o resultado dos exames realizados após o jogador apresentar febre e dificuldades respiratórias. Com isso, o atacante de 31 anos se tornou o primeiro jogador brasileiro a ser diagnosticado com o vírus e agora está em isolamento por 15 dias.
Revelado pelo Cruzeiro, Jonathas fez sua estreia entre os profissionais em 2006. No dois anos seguintes, o centroavante acumulou passagens por outros dois clubes mineiros, o Ipatinga e o Villa Nova, até que foi transferido para o Az Alkmaar, da Holanda, em 2008. Em duas temporadas no clube holandês ele fez parte do elenco que conquistou os títulos da Eredivisie e a Supercopa da Holanda.
Então, o jogador foi à Itália, onde acumulou passagens por Brescia, onde fez uma boa temporada de 2011/12, com 18 gols marcados, Pescara e Torino, onde não teve destaque, e Latina, onde voltou a ser importante balançando as redes em 15 oportunidades.
Depois da boa temporada no Latina, ele foi emprestado ao Elche, por um ano, até que em 2015 chega ao Real Sociedad. Em duas temporadas na Espanha o atacante marcou 21 gols, até que assinou contrato com o Rubin Kazan, da Rússia.
Então, ele se transferiu ao Hannover 96, da Alemanha, mas não teve grande destaque no clube. Em baixa na Europa, o jogador viu com bons olhos o interesse do Corinthians em repatria-lo e voltou ao Brasil. Porém, pelo alvinegro paulista, Jonathas fez apenas um gol em nove partidas disputadas.
Sem o carinho da torcida o centroavante voltou ao Hannover 96, mas novamente não conseguiu se destacar. Então, ele retorna ao Elche, da Espanha, para disputar a segunda divisão espanhola. Até o momento, Jonathas fez apenas quatro partidas e um gol desde seu retorno.
Cabe destacar que o futebol também está parado na Espanha. O Valencia foi a primeira equipe a confirmar infectados com a doença - foram cinco no total, com o zagueiro Garay entre eles. O Elche ocupa a sexta colocação na tabela e briga para voltar a disputar a primeira divisão de La Liga.