Jornalista em inglaterra antecipa: “Vai ser difícil o FC Porto segurar Oskar Pietuszewski por muito tempo” | OneFootball

Jornalista em inglaterra antecipa: “Vai ser difícil o FC Porto segurar Oskar Pietuszewski por muito tempo” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·23 de janeiro de 2026

Jornalista em inglaterra antecipa: “Vai ser difícil o FC Porto segurar Oskar Pietuszewski por muito tempo”

Imagem do artigo:Jornalista em inglaterra antecipa: “Vai ser difícil o FC Porto segurar Oskar Pietuszewski por muito tempo”

Contratado ao Jagiellonia Bialystok no atual mercado de transferências de verão, por uma verba que pode chegar aos dez milhões de euros mediante objetivos, Oskar Pietuszewski rapidamente evidenciou o seu valor no FC Porto e passou a ser notícia na imprensa desportiva internacional.

Onze dias depois de ter chegado ao Dragão, o avançado polaco viajou com a restante comitiva azul e branca até Guimarães. Francesco Farioli lançou-o para o lugar de Borja Sainz aos 73 minutos, e Pietuszewski acabou por conquistar a grande penalidade – convertida por Alan Varela – que deu a vitória por 0-1 sobre o Vitória SC, no Estádio D. Afonso Henriques, na 18.ª jornada da I Liga.


Vídeos OneFootball


Uma estreia tão marcante que foi destacada, esta sexta-feira, por Andy Brassell, jornalista da rádio britânica talkSPORT: “Olhas para ele a chegar logo após o Natal, com 17 anos de idade. Vem da Polónia, e pensas ‘OK, é um jogador para o futuro, cá vamos nós’. Depois ele entra, na reta final da segunda parte, fora, em Guimarães, talvez no jogo mais difícil que o FC Porto teve, esta temporada”.

“Pietuszewski entra, sem nunca ter jogado antes, com apenas 17 anos de idade, e muda o jogo. A maneira como ele estica o jogo, como joga a partir da esquerda, como finta, como ataca os jogadores, como cumpre com o trabalho defensivo, quando não tem a bola… De que planeta é que este miúdo vem? É fantástico, a sério”, começou por afirmar.

“Desde o momento em que chegou, pareceu super confiante. Parte disso tem a ver com o facto de ter já um excelente nível de inglês, por isso, consegue comunicar com toda a gente, em Portugal, desde o primeiro dia, o que ajuda mesmo. Mas é interessante, porque seria de pensar que Francesco Farioli, com a sua reputação crescente, e sendo um treinador de vitórias imediatas, que era o que era no Ajax, na verdade…” prosseguiu.

“A linha de Farioli é que, se és bom o suficiente, vais, simplesmente, jogar, e mais nada. E ele deu uma enorme primeira impressão (…). Eu penso que, dependendo do quanto ele contribuir entre este momento e o final da temporada, Pietuszewski vai ser já difícil de segurar, porque já parece, simplesmente, demasiado bom”, completou.

“FC Porto, Sporting e Benfica são muito, muito bons a vender jogadores e a extrair o máximo valor possível”

A previsão de Andy Brassell de que Oskar Pietuszewski poderá rapidamente dar o salto – apesar de ter assinado até janeiro de 2029, com uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros – está, em grande medida, ligada ao interesse que o jovem vinha a atrair antes de se transferir para o FC Porto.

A jovem promessa chegou a ser associada a clubes de peso como Arsenal, Chelsea, Manchester City ou Barcelona, e o especialista acredita que esse assédio, aliado à conhecida capacidade dos clubes portugueses para valorizarem talento, pode catapultar a sua carreira para outro nível.

“Alguns jogadores são, simplesmente, instantemente convincentes. Estou a falar apenas com base numa curta aparição. Estou apenas deslumbrado com isto. Não faço ideia de quanto é que ele vai valer. A única coisa que sei é que é o melhor início possível, e também temos de dizer que FC Porto, Sporting e Benfica são muito, muito bons a vender jogadores e a extrair o máximo valor possível”, concluiu.

Saiba mais sobre o veículo