Coluna do Fla
·16 de julho de 2026
José Boto avalia novo projeto de Filipe Luís no Monaco: “Futebol francês é muito difícil”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 de julho de 2026

Depois de quatro meses sem clube, o técnico Filipe Luís assinou contrato para comandar o Monaco (FRA). Diretor de futebol do Flamengo, José Boto analisou o novo projeto do treinador e acredita que o ex-Fla não terá vida fácil no futebol francês.
— Eu acho que o futebol francês é muito difícil, principalmente para o estilo que o Filipe gosta de jogar. Você vê, por exemplo, o De Zerbi. Não foi fácil para ele impor aquele estilo num jogo que é muito físico, de muita transição e intensidade-, disse, antes de finalizar:
— Por outro lado, o Monaco é um clube bom, porque é um clube em que a pressão não é excessiva. E isso vai permitir fazer um trabalho com mais tranquilidade. E eu estou convencido de que ele vai conseguir fazer um bom trabalho, mas isso a gente nunca sabe. A bola, às vezes, bate na trave-, concluiu Boto, à ‘ESPN’.
O técnico Filipe Luís assinou contrato com o Monaco até junho de 2028. Assim, o ex-Flamengo conseguiu a tão sonhada oportunidade de treinar um clube europeu. Além do campeonato francês, o time disputará a Europa League na temporada 2026/27.
Em 101 jogos disputados como técnico do Flamengo, Filipe Luís somou 64 vitórias, 22 empates e 15 derrotas, com aproveitamento de 70%. Além disso, o treinador conquistou sete títulos: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Carioca, Brasileirão, Libertadores, Derby das Américas e Challenger Cup.
Ou seja, o Flamengo teve uma temporada histórica em 2025, mas não conseguiu manter o mesmo nível no início de 2026. Assim, após os vices da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro tomou a decisão de demitir Filipe Luís.
Enquanto isso, o Flamengo se prepara para mais um amistoso antes do retorno do calendário brasileiro. Nesta sexta-feira (17), o time de Leonardo Jardim enfrentará o Olimpia (PAR), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Como de costume, o Coluna do Fla traz todos os detalhes do Flamengo na temporada 2026. Desse modo, fique ligado no site, nas redes sociais e no YouTube. Contudo, a Flamengo TV (YouTube) irá transmitir o amistoso entre Rubro-Negro e Olimpia.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo



































