Portal dos Dragões
·13 de janeiro de 2026
José Fernando e a renovação de Farioli com FC Porto: “Os nossos rivais estão desesperados”

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 de janeiro de 2026

A renovação de Francesco Farioli é encarada como a melhor forma de o FC Porto dar continuidade a um projecto recente que já demonstra capacidade para perdurar várias temporadas, embora integrar um treinador inédito em títulos envolva riscos demonstrados por experiências passadas.
Em declarações exclusivas ao Portal dos Dragões, José Fernando Rio defendeu a decisão de André Villas-Boas e aproveitou para responder às comparações com renovações noutros clubes.
“Eu acho que não era uma decisão urgente, uma vez que é notório que Farioli está comprometido com o clube e o clube está comprometido com ele. Mas, seja como for, não tenho nada contra esta renovação e pode até reforçar os laços que existem entre as duas partes“, começou por dizer o ex-candidato à presidência do FC Porto.
Para José Fernando Rio, o trabalho do treinador tem sido meritório e merece continuidade: “O Farioli está a fazer um trabalho fantástico. Acho que o FC Porto precisa deste treinador não para um ano nem para dois, mas, se possível, para três ou mais anos. E, portanto, prolongar-lhe o contrato desde já, dando-lhe este sinal de confiança, de compromisso por parte do clube, pode ser muito positivo para o futuro“, reforçou.
Questionado sobre se um Clássico com o Benfica influenciaria o momento da oficialização, Rio descreveu pouca ligação entre ambos: “Clássico tem peso no timing? Não muito, obviamente que reforça a confiança do treinador e da sua equipa técnica. Os jogadores veem que este é o treinador para o o presente e para o futuro do clube, pelo que pode haver ainda um maior compromisso. Mas, de facto, a equipa está muito concentrada muita com vontade de vencer. E julgo que não é esta renovação que fará a diferença”, analisou José Fernando Rio.
O ex-candidato recordou o calendário e as ambições da equipa como factores que justificam a renovação agora: “No entanto, estamos a meio da temporada. O FC Porto vira à primeira volta no primeiro lugar destacado. Tem agora um jogo importante para a Taça de Portugal. Também tem alguns jogos importantes para a Liga Europa para ver se passa diretamente para os oitavos de final. E, portanto, é uma boa altura para renovar com o treinador“, avisou o portista.
Quanto ao argumento de que a renovação seria prematura, Rio contrapôs que este é precisamente o momento adequado para avaliar o projecto rumo à segunda volta: “Não acho que tenha esse cariz de precoce esta renovação. Para ela existir, era agora, que é a altura para tomar balanço para a segunda volta. Sete pontos não são poucos pontos. Obviamente que no futebol tudo pode acontecer, não muitas vezes, mas já assistimos a grandes reviravoltas. Mas, acima de tudo, o trabalho que está feito é um trabalho que nos dá confiança, que revela competência, inteligência e compromisso. E, portanto, eu acho que é uma decisão positiva renovar com o Francisco Farioli“, confessou.
Rio sublinhou que o clube deve olhar para uma nova época e para objectivos ambiciosos: “O FC Porto tem de pensar que está a iniciar uma nova época no clube e este pode ser o treinador ideal para essa nova época. O FC Porto, este ano, precisa de ser campeão. Obviamente, que é isso o mais importante. Mas eu acho que o projeto passa por construir uma grande equipa. E eu acho que este treinador é o ideal para construir essa grande equipa. Que para o ano possa lutar pela revalidação do título e por integrar novamente a Liga dos Campeões. E daqui a três anos, eventualmente, até possamos ter uma grande equipa europeia que nos dê outro tipo de alegrias. Acho que foi uma boa decisão. Eu repito que não era uma decisão urgente. Mas eu compreendo-a, aplaudo-a e espero que resulte em pleno“, garantiu antes de reagir às possíveis comparações com o caso de Roger Schmidt… no Benfica.
Sobre esse tipo de paralelismos, Rio considerou-os pouco fundados: “O risco das coisas correrem mal existe sempre. Agora, não me parece muito racional estar a fazer esse tipo de comparações. Até porque, se fosse assim, o FC Porto não ia contratar o Farioli, um treinador que perdeu o campeonato nos Países Baixos, a cinco jornadas do fim, quando tinha nove pontos de vantagem. A história não se repete, eu não acredito nisso. O FC Porto confia neste treinador e não é por outras renovações noutros clubes terem falhado, que esta pode falhar“, admitiu.
Para o dirigente, as críticas rivais resultam sobretudo do desespero perante o sucesso portista esta época: “Acho que os nossos rivais estão tão desesperados, que já procuram ver coisas negativas onde elas não existem. Agora agarram-se à esperança de que o Farioli falhou no final em Nice e falhou no final no Ajax. Agora é a renovação de Roger Schmidt, que também foi um erro e correu mal. Não é nada disso. São situações diferentes“, frisou.
Rio apelou a uma visão orientada para voltar a construir grandes equipas e recuperar relevância europeia, atribuindo a Villas-Boas um papel central nesse processo: “Há que olhar para o futuro e parece-me que esta decisão, tendo em conta o futuro que o FC Porto quer construir… O FC Porto quer voltar a ter grandes equipas e a ser um clube relevante não só em Portugal, como também na Europa, que infelizmente deixou de o ser nos últimos anos. O FC Porto quer voltar a ser um tubarão não financeiro, mas um tubarão desportivo. E eu acho que é para isso que o Villas-Boas está a trabalhar. É para isso que se têm feito estas contratações. E acho que esta renovação com o Francesco Farioli vai exatamente nesse caminho“, rematou.
Sobre o duelo que decidirá um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, José Fernando Rio antecipou um jogo intenso e deixou um apelo à ambição de ambas as equipas: “Um Clássico é sempre um Clássico”. Por isso, considerou imprevisível o resultado, mesmo reconhecendo a melhor fase do FC Porto: “O momento do FC Porto é mais positivo do que o momento do Benfica. Mas isso não quer dizer nada. É um jogo a eliminar. É um jogo único. Portanto não vale pontos. Vale uma passagem às meias-finais da Taça de Portugal. E portanto espero que o FC Porto e o Benfica entrem em campo e que deem o máximo que podem dar”, anteviu.
Sobre a estratégia do adversário, o antigo candidato concluiu: “Não espero o Benfica a arriscar. Espero o Benfica à Mourinho. O que tem sido o Mourinho nos últimos anos e neste tempo no Benfica. Uma equipa mais à expectativa. Mas obviamente que vem cá para ganhar o jogo. Porque o Benfica quer passar à meia-final. O FC Porto também quer muito. E portanto acho que vamos ter um encontro, se não espetacular, pelo menos muito emotivo“, concluiu.









































