Glorioso 1904
·18 de setembro de 2025
José Mourinho regressa ao Benfica 25 anos depois e... A história repete-se

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·18 de setembro de 2025
Foi nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, que José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica, colmatando a vaga deixada pelo despedimento de Bruno Lage. Coincidentemente, foi a 20 de setembro de 2000 que o técnico português foi também apresentado como treinador das águias, no que foi a sua primeira passagem pelo Clube e a sua primeira experiência como treinador principal na carreira.
Com a maior diferença a incidir no currículo agora invejável de José Mourinho, as circunstâncias da sua contratação ao Benfica parecem uma autêntica repetição, naquilo que se pode chamar uma das coincidências que o futebol vai proporcionando.
José Mourinho chega agora ao Benfica ainda no começo da temporada, sob um contexto bastante presente de eleições para a presidência do Benfica, que irão realizar-se a 25 de outubro deste ano. Esta situação já havia acontecido na primeira vez que o Special One rumou ao comando técnico das águias.
Isto porque, a 20 de setembro de 2000, José Mourinho chegou para render ao lugar de Heynckes, tendo sido apresentado pelo Presidente Vale e Azevedo. A sua chegada no início daquela temporada surge também com umas eleições à presidência do Benfica em pano de fundo, sendo que Manuel Vilarinho viria a destronar Vale e Azevedo no dia 27 de outubro de 2000.
No entanto, José Mourinho não arrancou o seu percurso da melhor forma e só na sua quarta partida é que alcançou a sua primeira vitória nas águias. Nos seus sete primeiro jogos, somou duas vitórias, três empates e duas derrotas. Entre polémicas e más exibições, Mourinho acaba por sair do Clube da Luz sob as ordens de Manuel Vilarinho, apenas dois meses após a sua contratação, depois de vencer o Sporting por 3-0.