José Tavares sobre o foco em Mateus Mide: “O FC Porto trabalha sempre em antecipação nessas situações” | OneFootball

José Tavares sobre o foco em Mateus Mide: “O FC Porto trabalha sempre em antecipação nessas situações” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·29 de novembro de 2025

José Tavares sobre o foco em Mateus Mide: “O FC Porto trabalha sempre em antecipação nessas situações”

Imagem do artigo:José Tavares sobre o foco em Mateus Mide: “O FC Porto trabalha sempre em antecipação nessas situações”

Mateus Mide deixou de ser apenas um dos nomes na Selecção Nacional sub-17 e na formação do FC Porto. Depois de ter sido escolhido como melhor jogador do último Mundial da categoria, o avançado passa a figurar com destaque nas fichas de observação dos grandes clubes. Perante este realce mediático, os dragões devem preocupar-se com uma possível cobiça em torno do jogador de 17 anos? O diretor de formação do FC Porto dá a sua resposta.

“É com naturalidade que vemos os jogadores de maior destaque da formação do FC Porto serem alvo de interesse e porventura propostas para a sua aquisição. O FC Porto trabalha sempre em antecipação nestas situações, mostrando aos jogadores o projeto que tem para cada um deles e fazendo-os perceber que jogar pela equipa principal e ser campeão depende só deles, assim como o sucesso de uma carreira deve ser sustentado com passos consistentes e desafiantes para que tudo corra pelo melhor para eles”, referiu José Tavares.


Vídeos OneFootball


“A sua família é perfeita para um jogador de futebol, porque conhece o meio do desporto de alto rendimento, através do seu pai, e partilha valores com o FC Porto. A sua mentalidade é algo que o distingue em todos os momentos, tem mentalidade vencedora, um nível técnico muito elevado, conhecimento tático que lhe permite jogar em várias posições do ataque, fazer golos e assistência… Na globalidade é um jogador de enorme classe, com algumas capacidades ao nível dos predestinados”, apontou.

Mide, como os seus companheiros de selecção e equipa, será “avaliado todos os dias em função das oportunidades” que possa criar. “Não importa o escalão onde possa estar, importante são os desafios lançados de forma regular e consistente e a sua capacidade de resposta aos mesmos. Para nós é natural que o processo de desenvolvimento dele vá acontecendo entre a equipa de sub-19, equipa B e equipa A”, referiu.

Saiba mais sobre o veículo