Coluna do Fla
·20 de novembro de 2025
Juiz vê “deficiência cognitiva” do VAR por não ter marcado pênalti no jogo do Flamengo x Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·20 de novembro de 2025

A derrota por 2 a 1 para o Fluminense, na última quarta-feira (19), ficou marcada por um pênalti claro não assinalado a favor do Flamengo. Assim, o árbitro Paulo Caravina, da Federação do Mato Grosso, criticou a decisão do VAR no lance com Bruno Henrique.
— Davi Lacerda apitou o Fluminense e o Flamengo, e no VAR estava o péssimo Wagner Reway (…) Reparem que o Thiago Silva não está com a posse da bola. Após ele interceptar o cruzamento, ele fica procurando a bola -, analisa Caravina, que acrescenta:
— E quando ele encontra a bola, ele decide dar aquele chutão. Só que como o Bruno Henrique é mais rápido que o Thiago Silva, ele ocupou o espaço primeiro e é chutado depois pelo defensor. Não existe outra interpretação aqui que não seja a de pênalti -, destacou o juiz em vídeo.
No campo, Davi Lacerda deu apenas escanteio para o Flamengo quando o placar estava em 2 a 0 para o Fluminense. Um pênalti convertido poderia mudar o panorama da partida, mas Wagner Reway no VAR não chamou, pois considerou que “Bruno Henrique exagerou”.
“Reway disse que o Thiago Silva não chuta o Bruno Henrique. Já falei que a deficiência é cognitiva dos árbitros no Brasil. Não adianta só profissionalizar. Absurdo a não marcação em campo, absurdo o VAR não recomendar”, afirmou Caravina em outra publicação sobre o mesmo lance.
Segundo informações do jornalista Paulo Vinícius Coelho, a CBF não punirá Lacerda pelo lance. Isso porque, na visão da entidade, o caso é interpretativo. Assim, para quem diz que o Flamengo é ajudado pela arbitragem, o juiz seguirá no Brasileirão.
Na expectativa de um VAR melhor, o Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino neste sábado (22). A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão.
Então, o Coluna do Fla trará todos os detalhes da partida, por meio do YouTube, do site e das redes sociais. Contudo, o jogo do Flamengo x Bragantino é uma transmissão do Premiere (pay-per-view).









































