Júlia Faria projeta Copinha Feminina e destaca adaptação no Sub-20 do Corinthians | OneFootball

Júlia Faria projeta Copinha Feminina e destaca adaptação no Sub-20 do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·25 de setembro de 2026

Júlia Faria projeta Copinha Feminina e destaca adaptação no Sub-20 do Corinthians

Imagem do artigo:Júlia Faria projeta Copinha Feminina e destaca adaptação no Sub-20 do Corinthians
  1. Por Mirella Ramos / Redação da Central do Timão

O Corinthians conheceu na última quarta-feira (23) o caminho que terá pela frente na primeira fase da Copinha Feminina de 2026. Após o sorteio realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), na Zona Oeste de São Paulo, a meia Júlia Faria, de 18 anos, projetou a participação das Brabinhas na competição e falou sobre a preparação do elenco. Em sua primeira temporada no Sub-20, a jogadora também detalhou o processo de transição de categoria e a continuidade do trabalho comandado pela técnica Ju Passero.

Cabeça de chave do Grupo B, o Timão enfrentará Ação-MT, Atlético Mineiro e Red Bull Bragantino na primeira fase. A quarta edição da Copinha Feminina está prevista para acontecer entre 24 de novembro e 12 de dezembro, com a decisão programada para o Canindé.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Júlia Faria projeta Copinha Feminina e destaca adaptação no Sub-20 do Corinthians

Foto: Reprodução / Instagram

Em entrevista ao Meu Timão após a definição dos grupos, Júlia demonstrou confiança no trabalho desenvolvido pelo Corinthians desde o início da temporada e colocou a realização da melhor campanha possível como objetivo para a competição.

“Eu tenho uma expectativa muito boa para o nosso grupo. Acho que nós estamos nos preparando muito bem desde o começo do ano, e o nosso objetivo é chegar lá, dar o nosso melhor e fazer a nossa melhor campanha na Copinha”, afirmou.

Transição ao Sub-20 foi construída ainda na temporada passada

A edição de 2026 terá um significado diferente para Júlia. Aos 18 anos, a meia disputa sua primeira temporada integrada ao elenco Sub-20 do Corinthians após passar pela categoria Sub-17.

A mudança, porém, não começou somente neste ano. Segundo a jogadora, as atletas que estavam em seu último período no Sub-17 já mantinham contato com o processo de transição durante a temporada passada. A experiência antecipada ajudou o grupo a compreender as diferenças entre as categorias e tornou a adaptação mais natural.

“Na verdade, não. Até porque no ano passado nós já tínhamos esse contato com a transição do Sub-17 para o Sub-20. Então ficou mais fácil para nós, por ser o nosso último ano na categoria, fazer essa transição e entender melhor a dinâmica. O estilo de jogo do Sub-20 para o Sub-17 muda um pouco, mas para nós a adaptação foi bem tranquila”, explicou.

Além do trabalho realizado previamente com as atletas, a continuidade de Ju Passero contribuiu para o processo. A treinadora também deixou o Sub-17 e assumiu o Sub-20 no início de 2026, após Bia Vaz sair do clube para comandar a Seleção Brasileira Feminina Sub-15.

Com a permanência de uma filosofia de trabalho já conhecida pelas jogadoras, Júlia destacou a relação construída entre o elenco e a comissão técnica e a manutenção de características do modelo utilizado anteriormente.

“Nós nos entendemos muito bem como grupo, e a comissão técnica também se entende muito bem conosco. A nossa interação é sempre excelente. Como estão seguindo mais ou menos o modelo de jogo do Sub-17, ficou bem tranquilo para nós nos adaptarmos”, destacou.

Ausência na Copa do Mundo vira motivação

O processo de desenvolvimento de Júlia também passou pela expectativa de representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da categoria. A meia não entrou na convocação para a competição, mas afirmou ter utilizado a preparação realizada durante o período como parte de seu crescimento.

Para a atleta, permanecer próxima de jogadoras que tiveram experiências com a Seleção também ajuda a conhecer o ambiente e aumenta a motivação para buscar futuras oportunidades.

“A gente sempre tenta manter a expectativa, até porque é o nosso sonho estar lá. Saber que me preparei e fiz o meu melhor foi fundamental para mim. Claro que sempre quero estar lá. Também tive contato com as meninas que já foram, e elas sempre contam para nós como é o ambiente e como tudo funciona por lá. Isso é muito legal e motivador”, relatou.

Bragantino aparece no caminho antes mesmo da Copinha

Antes de direcionar totalmente as atenções para a Copinha Feminina, o Corinthians ainda tem compromissos importantes pelo Campeonato Paulista Feminino Sub-20. Nas quartas de final da competição estadual, as Brabinhas terão pela frente justamente o Red Bull Bragantino, uma das equipes sorteadas para o grupo alvinegro no torneio nacional.

A repetição do confronto faz com que Corinthians e Bragantino cheguem à Copinha já com maior conhecimento um do outro. Para Júlia, o histórico recente diante do adversário pode ajudar na preparação, embora a meia reconheça a dificuldade dos jogos.

“Nós estamos nos preparando muito desde que ficamos sabendo do confronto das quartas de final. A gente sempre tenta dar o nosso melhor e entender bem o adversário. É bom que nós já conhecemos bastante a equipe do Red Bull, que é um adversário muito difícil e que sempre dá trabalho. Então estamos indo o mais preparadas possível para esses jogos”, finalizou.

A Federação Paulista de Futebol ainda deve divulgar os detalhes dos confrontos entre Corinthians e Red Bull Bragantino pelas quartas de final do Paulista Feminino Sub-20, incluindo datas, horários e locais.

Depois da disputa estadual, as Brabinhas terão a Copinha Feminina como um dos últimos desafios da temporada. Na competição nacional, além do reencontro com o Bragantino, o Corinthians medirá forças com Atlético Mineiro e Ação-MT em busca de avançar no Grupo B e construir sua melhor participação no torneio.

Saiba mais sobre o veículo