Júnior revive momentos históricos em visita ao Museu da Suderj | OneFootball

Júnior revive momentos históricos em visita ao Museu da Suderj | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·05 de setembro de 2025

Júnior revive momentos históricos em visita ao Museu da Suderj

Imagem do artigo:Júnior revive momentos históricos em visita ao Museu da Suderj

Ídolo histórico do Flamengo, Júnior esteve no Museu da Suderj na manhã desta quarta-feira (3). O ex-lateral aceitou o convite do Governo do Estado do Rio de Janeiro para participar de uma gravação especial do podcast “Suderj.Informa”. Durante a visita, autografou camisas e reviveu momentos da carreira recheada de conquistas.

Ao caminhar pelo espaço, Júnior revelou que a experiência o levou de volta ao início da trajetória no futebol. Ele recordou a estreia como profissional no Maracanã e se emocionou ao ver fotos de nomes marcantes do esporte.


Vídeos OneFootball


"Estive no Museu da Suderj e realmente passou um filme na minha cabeça de 50 anos atrás. Vendo aquelas fotos de nomes importantes do futebol e da imprensa, lembrei da minha estreia como jogador de futebol no Maracanã, em 1974. Foi uma viagem no tempo", disse.

Júnior também celebrou a participação no podcast. O ídolo rubro-negro manifestou nostalgia pela frase “Suderj Informa”, usada nos alto-falantes do estádio antes dos anúncios de informações sobre o jogo ou partidas paralelas. Ele agradeceu pelo convite e elogiou o projeto.

"Depois da visita, fomos gravar o podcast Suderj.Informa, nome sugestivo já que toda vez que escutávamos o locutor Victório Gutemberg anunciar 'Suderj Informa', sabíamos que vinha alguma informação importante. Foi uma ação muito legal, agradeço pelo convite e por ter participado de uma iniciativa como essa."

O presidente da Suderj, Marcos Santos, celebrou a presença do ídolo rubro-negro no local. Para ele, a visita reforça a importância de preservar a história do futebol e manter viva a memória do Maracanã. “Receber o Maestro Júnior é uma honra para todos nós, um verdadeiro patrimônio esportivo do Brasil”, declarou.

Maestro Júnior no Flamengo

Júnior é o recordista de jogos com o Manto Sagrado: 876 partidas. É considerado por muitos o segundo maior ídolo da história do Flamengo, atrás apenas de Zico. Independente de posicionamento, é uma unanimidade no "panteão" de maiores ídolos rubro-negros.

Foram treze títulos pelo clube. São eles: Mundial (1981), Libertadores (1981), Copa do Brasil (1990), 4 Brasileiros (1980/82/83/92) e 6 Cariocas (1974/78/79/79 especial/81 e 1991).

O ex-lateral acumula eleição de maior lateral da história do clube, busto na sede e muitos prêmios individuais. Entre os principais, estão:  5 Bolas de Prata (1980/83/84/91 e 92) e melhor jogador do Brasileiro (92). Além de internacionais: Seleção Ideal do Mundo (1981), Seleção da Copa do Mundo (1982), melhor jogador do Campeonato Italiano (84-85), entre outros.

Sobre o Museu da Suderj

Responsável por um acervo único, o Museu da Suderj contém peças como a placa de inauguração original do Maracanã, uniformes usados por atletas como Zico, Pelé, Gerson e Robson Caetano, além de pegadas de um time seleto composto por grandes jogadores que já passaram pela história do esporte.

Aos interessados, a visita ao Museu da Suderj pode ser feita de segunda a sexta-feira, com horários agendados. Para fazer a marcação, é preciso enviar um e-mail para [email protected] informando o nome e documentos pessoais, ou o CNPJ da instituição, além de endereço, as atividades que realiza, o objetivo da visita e um número do celular para contato.

Saiba mais sobre o veículo