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Botafogo

·15 de agosto de 2025

JUNTOS CONTRA O ASSÉDIO

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No próximo domingo, 17 de agosto, às 20h30, o Estádio Nilton Santos, casa do Glorioso, será mais uma vez palco de um momento histórico. Em parceria com a L'Oréal Paris, o Botafogo lidera uma iniciativa inédita no futebol brasileiro: o treinamento ao vivo do programa Stand Up, que vai capacitar nossos torcedores e torcedoras a agir de forma segura contra o assédio em espaços públicos. Uma ação que reforça o compromisso do Mais Tradicional em transformar as arquibancadas, rompendo barreiras e garantindo que todos possam viver a paixão pelo futebol com respeito e segurança.

O cenário é alarmante: segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), houve aumento de 48,7% nos casos de importunação sexual e 28,5% nos de assédio sexual no Brasil. Além disso, 40% das mulheres evitam ir a estádios por se sentirem inseguras. Diante desses dados, a ação no jogo entre Botafogo e Palmeiras contará com diversas iniciativas de conscientização: bandeirões com mensagem da campanha nas arquibancadas, entrada dos jogadores com faixa alusiva ao tema e, antes do jogo começar será realizada a exibição de uma mensagem da cantora Anitta - garota-propaganda de L'Oréal Paris e torcedora declarada do clube - convocando o público para participar do treinamento que será realizado ao vivo no gramado e transmitido simultaneamente nos telões das arquibancadas Norte e Sul.


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"O Botafogo entende que o futebol vai muito além das quatro linhas. Nossa torcida é feita de histórias, emoções e pessoas que merecem viver essa paixão com segurança e respeito. Trazer o programa Stand Up para o Estádio Nilton Santos é um passo firme para transformar as arquibancadas em um espaço acolhedor para todos, principalmente para as mulheres, que historicamente enfrentam barreiras para ocupar esse lugar. Estamos orgulhosos de liderar, junto com a L'Oréal Paris, uma iniciativa que inspira mudanças dentro e fora do campo", Paula Young, Head de Ativações do Botafogo.

Para Maíra da Matta, diretora da L'Oréal Paris no Brasil, essa ação reforça o compromisso da marca com a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres: "O Stand Up nasceu para empoderar as pessoas, mostrando que todas e todos podem agir para combater o assédio. Levar essa iniciativa para dentro de um estádio, um espaço historicamente hostil para muitas mulheres, é simbólico e transformador. Queremos que o futebol seja um ambiente seguro e acolhedor para todos, e essa ação é um passo concreto nessa direção."

Lançado globalmente em 2020 pela L'Oréal Paris, em parceria com a ONG internacional Right To Be, o programa Stand Up já treinou mais de 3 milhões de pessoas em 45 países. Baseada na metodologia dos 5D's - Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador e Dialogar -, essa iniciativa ensina estratégias práticas e seguras para que vítimas e testemunhas possam intervir diante do assédio sem colocar a própria segurança em risco. No Brasil, o programa é conduzido pela ONG Cruzando Histórias, que oferece treinamentos gratuitos a clientes, parceiros da marca e a qualquer pessoa interessada, mediante inscrição no site da L'Oréal Paris.

A parceria entre L'Oréal Paris e Botafogo teve início em 2024, com um projeto que contemplou treinamentos direcionados aos colaboradores da área corporativa e do futebol de base do clube. Agora, em 2025, a missão é ampliar significativamente esse impacto, levando o programa para além dos bastidores e engajando um público muito maior. "Queremos garantir que todas as mulheres possam viver plenamente, sem medo, e com a confiança de que têm o direito de ocupar qualquer espaço com dignidade, inclusive as arquibancadas dos estádios, que devem ser ambientes seguros e acolhedores para todas", finaliza Maíra.

Sobre L'Oréal Paris

L'Oréal Paris é a marca de beleza número 1 do mundo, disponível em 150 países. Por meio de seus produtos, de sua ciência pioneira e comunicação inclusiva, L'Oréal Paris incentiva cada mulher a assumir o controle de sua vida, acreditar em si mesma, ocupar o lugar que merece na sociedade e promover mudanças.

No Brasil, a marca é líder do mercado de cuidados capilares com Elseve. Além disso, oferece produtos em coloração capilar, com as franquias Imédia Excellence, Casting Creme Gloss e Magic Retouch. Em cuidados com a pele, L'Oréal Paris atua nas categorias de limpeza, hidratação e tratamento, e no segmento de proteção solar com a franquia Solar Expertise.

Sobre o programa Stand UP de L'Oréal Paris

Em todo o mundo, 80% das mulheres já sofreram assédio nas ruas, e 85% das pessoas afirmam que há uma falta de treinamento sobre como intervir ao testemunhar esse tipo de situação. Como o assédio nas ruas vai contra tudo o que a L'Oréal Paris defende, a marca lançou seu programa Stand UP de combate ao assédio nas ruas em 2020, em parceria com a ONG internacional Right To Be, especialista na luta contra todos os tipos de assédio. O Stand UP foca na conscientização sobre esse problema global e no treinamento das pessoas com a metodologia 5D da Right To Be, para aprender a reagir de forma segura ao enfrentar ou testemunhar assédio nas ruas. Até hoje, mais de 3 milhões de pessoas foram treinadas com o Stand UP em 45 países.

Sobre a Right To Be

A Right To Be é uma líder global no movimento para acabar com o assédio. O que começou como um blog criado por jovens para compartilhar experiências pessoais de assédio rapidamente se transformou em uma iniciativa global. A Right To Be trabalha com comunidades para entender o problema, promover conversas públicas e desenvolver estratégias inovadoras que resultem em ambientes seguros e acolhedores para todos.

Sobre o Grupo L'Oréal

O Grupo L'Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 38 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 43.48 bilhões de euros em 2024 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L'Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L'Oréal anunciou o programa L'Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, o quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 22 marcas no país, como L'Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L'Oréal Professionnel, RedKen, Matrix, La Roche Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Valentino e Mugler.

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