Justiça determina demolição da Academia de Futebol 2, CT da base do Palmeiras; clube vai recorrer | OneFootball

Justiça determina demolição da Academia de Futebol 2, CT da base do Palmeiras; clube vai recorrer | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·17 de novembro de 2025

Justiça determina demolição da Academia de Futebol 2, CT da base do Palmeiras; clube vai recorrer

Imagem do artigo:Justiça determina demolição da Academia de Futebol 2, CT da base do Palmeiras; clube vai recorrer

A Justiça determinou a demolição da Academia de Futebol 2, centro de treinamento das categorias de base do Palmeiras, localizada em Guarulhos (SP). O clube irá recorrer da decisão, tomada em primeira instância pelo juiz Rafael Carvalho de Sá Roriz, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos, em ação movida pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) em 2012.

O clube construiu as estruturas após receber a cessão da parte da área do Parque Ecológico do Tietê após um acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do estado de São Paulo (DAEE), em 1998, por 50 anos.


Vídeos OneFootball


Inaugurada em 2002, a Academia de Futebol 2 está localizada à beira da Rodovia Ayrton Senna. Com cinco campos no total, o CT recebe diariamente os treinos das equipes sub-10 a sub-17.

O que aconteceu?

Na ação, conforme publicado pelo Uol, o MP disse à Justiça que o clube não implementou as contrapartidas exigidas, entre as quais: a de construir um posto de vigilância funcionando 24 horas por dia para fiscalizar a entrada de materiais, veículos e pessoas na área do parque.

O MP afirma, na ação, que houve diversas formas de degradação ambiental por causa da falta de vigilância. O clube disse, em sua defesa, que à época em que a permissão de uso foi concedida, o local era um “depósito irregular de lixo e entulho” e que, atualmente, usa a área de modo regular, fazendo do local um centro de referência na formação de atletas e cidadãos.

O Palmeiras afirmou à Justiça, ainda, que custeia a segurança da região e que a área passou a ser objeto de constante vigilância, manutenção, limpeza e cuidado com o meio ambiente. O clube citou um novo acordo com o DAEE, formalizado em 2018, e disse que as atividades desenvolvidas pelo clube não geram degradação ambiental.

Posicionamento do Palmeiras

“O Palmeiras sempre prezou pelo respeito às instituições e seguirá trabalhando para proporcionar as melhores condições de treinamento e instalações às suas categorias de base. O clube recorrerá da decisão tomada em primeira instância”, afirmou.

Em abril do último ano, o Palmeiras inaugurou, na Academia de Futebol 2, um novo Núcleo de Saúde e Performance das categorias de base e um campo de grama sintética.

Saiba mais sobre o veículo