Juventude é rebaixado à Série B após reação tardia no Brasileirão | OneFootball

Juventude é rebaixado à Série B após reação tardia no Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·29 de novembro de 2025

Juventude é rebaixado à Série B após reação tardia no Brasileirão

Imagem do artigo:Juventude é rebaixado à Série B após reação tardia no Brasileirão

No duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, Juventude e Bahia empataram em 1 a 1, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O resultado foi suficiente para decretar o rebaixamento do Jaconero à Série B de 2026, já que combinou com a vitória de outro time da zona da degola.A noite começou melhor para o Bahia: o time baiano abriu o placar com um belo gol de Ademir, que aproveitou uma transição ofensiva puxada por Everton Ribeiro. A vantagem, porém, não durou. Depois de boa trama ofensiva pela lateral, Gabriel Taliari recebeu cruzamento rasteiro e bateu com categoria para empatar ainda no primeiro tempo.No segundo tempo, a partida ganhou contornos de pressão e nervosismo. O Bahia tentou retomar o controle e acabou desperdiçando algumas chances de voltar à frente. Do outro lado, o Juventude demonstrou vontade em buscar a virada e passou a explorar os espaços deixados pelo adversário.

Ainda na metade da segunda etapa, com muita luta da equipe alviverde, Marcos Paulo fez um golaço de bicicleta e viu o VAR marcar impedimento no princípio da jogada. O empate persistiu até o apito final.


Vídeos OneFootball


A equipe gaúcha encerra a rodada em penúltimo na tabela, com 34 pontos, selando o rebaixamento. O Bahia, por sua vez, soma 57 pontos e ainda tem chances de conquistar uma vaga direta na próxima edição da Libertadores, mas já garantiu pelo menos os confrontos da pré.

Em um campeonato como o Brasileirão, raros são os jogos “fáceis” e o planejamento decide quem será protagonista. Ao longo do ano, a equipe de Caxias do Sul pagou pela instabilidade no comando técnico e sofreu com baixas durante a competição, fatores que levaram o time ao seu terceiro rebaixamento na era dos pontos corridos.

O Papo detém a segunda pior defesa da competição, são 65 gols sofridos e apenas sete jogos sem vazamentos, enquanto marcou quase metade do que tomou – 34 gols marcados, o mesmo número de pontos da campanha.

Se tratando de mando, o Alviverde também não empolga: tem o segundo pior desempenho como visitante e é o terceiro pior mandante da competição. Dos 34 pontos obtidos, 24 foram no Alfredo Jaconi.

Quando comparado ao rebaixamento de 2022, o Juventude teve um melhor desempenho, com 31% de aproveitamento este ano contra 19%, na queda anterior.

Essas informações refletem a reação tardia do clube, que vislumbrou a permanência com a chegada de Thiago Carpini, conseguindo uma boa sequência, mas deixando escapar oportunidades contra oponentes decisivos, embora não tão expressivos em suas campanhas.

Além do comando, o time passou por uma reformulação de 11 saídas e 11 reforços no segundo turno, quase que um time inteiro para se adaptar ao clube e seu momento.

O Ju não foi rebaixado por falta de entrega, mas por deixar a entrega para a reta final.

Saiba mais sobre o veículo