Trivela
·12 de agosto de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·12 de agosto de 2022
Principal jogador do Eintracht Frankfurt e um dos destaques da conquista da Liga Europa, o sérvio Filip Kostic é o novo reforço da Juventus. O meia-esquerda de 29 anos, um dos possíveis adversários do Brasil na Copa do Mundo, fez exames médicos em Turim na última quinta-feira e assinou contrato por três temporadas. A Velha Senhora pagará cerca de € 18 milhões, incluindo variáveis, por um jogador experiente para forçar o seu lado esquerdo.
Depois de defender o Radnicki 1923, da Sérvia, Kostic passou dois anos no Groningen e chegou à Alemanha para defender o Stuttgart, em 2014. Após mais dois anos, saiu para o Hamburgo, antes de chegar ao Frankfurt, em 2018, inicialmente por empréstimo. Foi pelo campeão da Liga Europa que deu um salto de qualidade, tornando-se um dos principais assistentes da Bundesliga.
Com muita qualidade no cruzamento, Kostic deu 45 passes decisivos nas últimas quatro temporadas do Campeonato Alemão. Também fez 18 gols, sem falar na sua contribuição para as campanhas do Frankfurt até as semifinais, em 2018/19, e ao título da Liga Europa em maio. Inclusive foi quem deu o cruzamento para o gol de Borré no empate por 1 a 1 contra o Rangers na decisão em Sevilha.
A transferência havia ficado clara quando o Frankfurt anunciou que Kostic não viajaria para Helsinque para disputar a Supercopa da Europa contra o Real Madrid. “Filip se portou de uma maneira exemplar na temporada passada e teve um papel importante na conquista da Liga Europa. Sempre dissemos que não colocaríamos obstáculos para uma proposta que fosse boa para os dois lados e que estaríamos prontos para conversar”, disse o diretor esportivo do Frankfurt, Markus Krösche.
Famoso pela força e velocidade com que chega ao ataque, o sérvio deve causar um impacto imediato no lado esquerdo da Juventus. Allegri armou um 4-4-2, com dois volantes em algumas partidas e em outras utilizou três zagueiros. As duas formações são perfeitas para ter Kostic aberto como uma válvula de escape, com Juan Cuadrado no outro lado. Mesmo no 4-3-3, ele pode ser utilizado como ponta esquerda. Depois da chegada de Dusan Vlahovic, foi uma posição muitas vezes ocupada por Álvaro Morata, que retornou ao Atlético de Madrid.
A Juventus parece estar contratando com foco no presente. Kostic segue a linha dos principais reforços da Juventus nesta janela de transferências: jogadores mais experientes para acelerar a reformulação de Allegri. Ele se junta a Paul Pogba, Ángel Di María e Bremer, 25 anos, contratado para substituir Matthijs de Ligt. A única aposta para o futuro até agora é o lateral esquerdo Andrea Cambiaso, que continuará no Bologna, emprestado, pela próxima campanha.
Kostic tem 48 partidas pela seleção sérvia e raramente não é convocado, o que significa que deve estar na Copa do Mundo do Catar para disputar vaga nas oitavas de final com Brasil, Suíça e Camarões. Marcou apenas três vezes pelo time nacional, as duas primeiras em 2016 e a última contra Portugal, em jogo das Eliminatórias do Mundial do Catar, contra Portugal, em março de 2021.
A pressão será alta na segunda temporada do retorno de Allegri à Juventus, após nem chegar perto da briga pelo título e se classificar à Champions League com o segundo quarto lugar consecutivo. A Velha Senhora foi vice da Supercopa da Itália e da Copa da Itália e saiu da Champions League ainda nas oitavas de final.