Trivela
·19 de junho de 2022
Kolarov se aposenta do futebol: “Sou grato por ter conseguido realizar o que sempre foi meu sonho”

In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·19 de junho de 2022

O sérvio Aleksandar Kolarov anunciou neste domingo a sua aposentadoria do futebol profissional, aos 36 anos. O jogador passou as duas últimas temporadas defendendo a Internazionale, mas teve um papel menor do que o esperado especialmente por causa de lesões. Apesar disso, ele coloca o fim em uma carreira que foi imensamente vitoriosa, com títulos e passagens por grandes clubes da Europa.
Formado na base do Estrela Vermelha, Kolarov se transferiu ainda jovem para o Cuckaricki e depois foi para o Beograd. Foi de lá que saiu para sua primeira passagem internacional, a Lazio, que o contratou em 2007. Foram três anos pelo clube da capital italiana até vir outro clube que crescia naquele momento: o Manchester City. Em 2010, ele foi para a Inglaterra. Foram sete anos defendendo o clube, onde conquistou títulos importantes, como aquele da temporada 2011/12, o primeiro título de Campeonato Inglês dos Cityzens em 40 anos.
Em 2017, voltou à Itália para defender a Roma, justamente rival da Lazio que defendeu anos antes. Foi muito bem novamente na capital, agora com a camisa dos giallorossi. Em 2020, atendeu ao chamado de Antonio Conte e se transferiu para a Internazionale. Nos nerazzurri, foi mais usado como zagueiro, já pelas suas características físicas. Suas lesões o impediram de ter muitos jogos: foram 11 na primeira temporada e menos ainda na segunda, apenas quatro. No total, são apenas 15 jogos com a camisa da Inter ao longo desses dois anos de sua passagem.
“Sempre soube que cedo ou tarde esse dia chegaria e, apesar disso, sou grato por ter conseguido realizar o que sempre foi o meu sonho”, afirmou o jogador. “Agora já estou caminhando para minha ‘segunda vida’ no mundo do futebol e por isso, assim que os editais forem publicados, vou me matricular nos cursos de qualificação, primeiro como olheiro e depois como diretor esportivo, no Centro Tecnico Federale em Coverciano”, disse o sérvio.
Exímio cobrador de faltas e muito forte fisicamente, Kolarov se destacou na sua carreira pela força ofensiva. Com grande capacidade nas bolas paradas e com muita altura, conseguiu se adaptar bem ao futebol italiano, onde acabou tendo mais jogos ao longo da carreira. No total, são mais de 500 jogos como profissional e 52 gols marcados por clubes. Pela seleção sérvia, foram 94 jogos de 2008 até 2020, quando fez seus últimos jogos, já como zagueiro e capitão do time. Marcou 11 gols no total pela seleção sérvia.
Kolarov agora tenta o caminho do futebol fora de campo. Pelo que ele mesmo disse, parece mais inclinado a um cargo diretivo do que como técnico, mas ainda é cedo para saber. Veremos como isso se desenvolverá. Pelo seu estilo e pelo que vimos na carreira, sempre foi um jogador com boa visão de jogo e boa capacidade de leitura de situações. Fora de campo, tentará trazer a experiência para a direção. Não será surpreendente se tiver um cargo em clubes italianos no futuro.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo






















