Lançamento literário: O futebol e os guaranis | OneFootball

Lançamento literário: O futebol e os guaranis | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Última Divisão

Última Divisão

·12 de novembro de 2025

Lançamento literário: O futebol e os guaranis

Imagem do artigo:Lançamento literário: O futebol e os guaranis

Uma dica especial para quem gosta de livros de futebol, como nós.

Henrique Vasques Rosa e Alex Kuaray estão lançando o livro Mbya Juara Reve: o futebol e os guaranis, uma coletânea de contos em dois idiomas – português e guarani – sobre futebol.


Vídeos OneFootball


Henrique é um velho conhecido nosso. Graduado em Letras (Português/Espanhol) l, mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da USP, já publicou textos caprichados aqui no Última Divisão.

O Alex, por sua vez, é cineasta, ator, futebolista e escritor, com formação audiovisual em oficinas da UFF, do Sesc e da Rama (Incubadora de Audiovisual Indígena). O artista, da etnia guarani mbya, foi palestrante convidado no I Congresso de Futebol, Literatura e Artes, da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo), além de ter sido um dos diretores do filme Yakã Porã FC.

Leia também:

  • Livraria Barrilete, ponto de encontro da cultura futebolística em São Paulo
  • Os livros essenciais para quem gosta de futebol
  • Livro conta a história dos jogos disputados na neve no Brasil
  • 5 livros para entender melhor a história do futebol sul-americano

Segundo Henrique, “o livro apresenta poemas e contos que partem do futebol para refletir sobre diversos temas como conflitos culturais, coexistência e encontros”. Dividido em duas partes, o livro aborda, inicialmente, a relação do guarani com o futebol e o conflito entre os mundos indígena e não indígena a partir do jogo. E não para por aí: são trabalhados na ficção “relatos do interior do Brasil e projeções fantásticas sobre o futuro da bola”, acrescenta.

A segunda parte introduz um compilado de textos sobre o vínculo de autores latino-americanos com o esporte a partir de ideias que vêm sendo desenvolvidas desde 2020 pelo Grupo de Estudos Futebol, Literatura e Linguagem (@futeboliteratura, segue lá!), e pela dissertação de João Henrique, bem como cursos de extensão na FFLCH.

A obra tem prefácios de Olívio Jekupé, um dos maiores autores indígenas do Brasil, e de Pablo Gasparini, professor de literatura da USP e tem tudo para ficar marcada na história – afinal, Alex se torna o primeiro escritor indígena a abordar o futebol. “Esse esporte não é da nossa tradição, mas nós nos apropriados dele”, diz o mbya, em um gesto ousado. Mbya Jurua Reve marca, ainda, a primeira colaboração entre um guarani e um jurua na literatura de futebol.

O lançamento acontece no Festival Literário Ayvu Nhevaitim (FLAN) – Encontro de Vozes Indígenas: “palavras em pele de papel”, evento inédito no Museu das Culturas Indígenas. A festa acontece no Parque da Água Branca, em São Paulo, a partir de 20 de novembro.

Curtiu? Compareça e prestigie. Haverá, ainda, outro lançamento, na livraria Barrilete, em dezembro, no bairro do Bixiga, em São Paulo – a data ainda será definida. Mas se você não é de São Paulo, fale com o Henrique no Instagram e adquira o seu livro!

Serviço

  1. 1º Festival Literário Ayvu Nhevaitim (FLAN) – Encontro de Vozes Indígenas: “Palavras em pele de papel
  2. Datas: de 20 a 23 de novembro (os autores estarão presentes nos dias 22 e 23)
  3. Horários: das 10h às 17h
  4. Local: Parque da Água Branca (R. Dona Germaine Burchard, 451, Barra Funda, São Paulo)
Saiba mais sobre o veículo