MundoBola
·13 de fevereiro de 2026
Lanús x Flamengo: árbitro da Recopa já expulsou três rubro-negros na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·13 de fevereiro de 2026

A Conmebol escalou Alexis Herrera, da Venezeula, como o árbitro principal do jogo de ida da Recopa Sul-Americana entre Flamengo e Lanús. A partida será na próxima quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no 'La Fortaleza', em Buenos Aires, e abre o duelo pelo primeiro título internacional da temporada 2026.
O árbitro principal comandará uma equipe de campo toda formada por venezuelanos. Jorge Urrego e Lubin Torrealba serão os assistentes de campo, enquanto Yender Herrera e Erizon Nieto foram escalados como quarto e quinto árbitro, respectivamente.
A exceção está na cabine do VAR: Carlos Orbe, do Equador, foi definido pela Conmebol como o árbitro de vídeo de Lanús x Flamengo. Christian Lescano, Franklin Congo e Angel Arteaga serão os assistentes de vídeo na Recopa Sul-Americana.
Esse será o sexto jogo do Flamengo com Alexis Herrera como o árbitro principal, sendo que os cinco anteriores foram pela Libertadores. Apesar de um histórico que contém polêmicas de arbitragem, o Rubro-Negro ostenta um aproveitamento positivo em jogos apitados pelo equatoriano: duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Também não será a primeira vez do árbitro em partidas do Lanús. Ele apitou vitórias do time argentino sobre Universidad de Chile e Independiente Medellín, além de um revés por 4 a 3 para o São Paulo, pela Sul-Americana de 2020.
Flamengo e Lanús disputam os jogos da Recopa Sul-Americana nos dias 19 e 26 de fevereiro. Campeão da Libertadores, o Mengão tem o direito de decidir o duelo pelo título no Maracanã.
O histórico de Alexis Herrera com o Flamengo é marcado por expulsões. O caso mais grave foi contra o Racing, em 2020, quando o venezuelano expulsou dois defensores rubro-negros. Thuler recebeu o vermelho após o VAR revisar uma entrada em Lisandro López e o zagueiro Natan foi expulso do banco de reservas por reclamação.
"A arbitragem foi desastrosa. Eu vivo a Libertadores desde 1992 e nunca vi uma arbitragem tão desastrosa quanto essa. Ele deu falta o tempo todo com dois pesos e duas medidas", disse Rogério Ceni, técnico do Flamengo na ocasião.
Em 2021, Herrera voltou a ser protagonista ao expulsar Willian Arão logo aos 15 minutos do primeiro tempo contra a LDU, em Quito. Com a desvantagem numérica durante quase todo o jogo na altitude, o Flamengo ainda segurou o empate em 2 a 2.
Além dessas polêmicas, o juiz apitou vitórias contra Sporting Cristal em 2022 e Bolívar em 2024. Apesar do aproveitamento do clube ser positivo, a facilidade para marcar faltas e aplicar cartões gera alerta para a Recopa.









































