Lateral e ‘meia’: Juba é destaque em função dupla no Bahia e fala sobre Seleção | OneFootball

Lateral e ‘meia’: Juba é destaque em função dupla no Bahia e fala sobre Seleção | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: ecbahia.com

ecbahia.com

·12 de agosto de 2025

Lateral e ‘meia’: Juba é destaque em função dupla no Bahia e fala sobre Seleção

Imagem do artigo:Lateral e ‘meia’: Juba é destaque em função dupla no Bahia e fala sobre Seleção

Juba é o artilheiro do Bahia, mas também é o garçom da equipe no Brasileirão, além de ser um dos destaques da competição como um todo. Seu melhor momento com a camisa tricolor acontece justamente atuando em uma função diferente. Além de lateral-esquerdo, ele também tem obrigações de meio-campista ao longo dos 90 minutos.

Contratado pelo Bahia por sua ofensividade, em um ano que já marcava 20 gols e 18 assistências como ponta do Sport, em 2023, Juba chegou ao Esquadrão e encontrou o setor congestionado de opções, mas a lateral-esquerda ainda tinha espaço em uma temporada sem nenhum nome do setor firmar titularidade.


Vídeos OneFootball


Chávez, Ryan, Matheus Bahia e Cándido atuaram, mas nenhum se destacou. Juba, inicialmente “improvisado”, fez valer a confiança do técnico Rogério Ceni e assumiu o lugar, iniciando 2024 também como titular – contrariando a opinião pública, mas, novamente, com credibilidade junto ao treinador.

Ao longo da temporada, Iago Borduchi chegou supostamente para assumir a posição, mas nem sequer passou perto de tomar o lugar de Luciano Juba. Em 2025, não há mais objeções à escalação do camisa 46 na lateral. Afinal, ele é o melhor do Brasileirão até então – segundo o Prêmio ESPN Bola de Prata.

Luciano Juba faz função dupla no Bahia e fala sobre ideia tática

Jogador da mais alta confiança da comissão técnica, Luciano Juba faz não só uma, mas duas posições dentro de campo: sem a bola, ele atua como lateral defensivo; com a bola, parte para o centro do campo e vira um meia “surpresa”.

Dessa forma, o Bahia, ao atacar, tem quatro jogadores na região central. Foi assim que ele marcou gols contra Santos, Bragantino, Atlético-MG e Fluminense.

O mapa de calor de Luciano Juba mostra em quais setores do campo ele mais costuma pisar durante as partidas. Diferentemente da maioria dos laterais, ele tem uma grande presença na zona central, do campo, pisando no campo ofensivo como um antigo “meia esquerda”.

Também aparece com presença em diversos momentos do jogo até do lado direito do meio-campo, além de ser o cobrador oficial de escanteios nos dois lados, o que o faz, em algumas situações, também ter a bola nos pés como uma espécie de ponta direita.

Imagem do artigo:Lateral e ‘meia’: Juba é destaque em função dupla no Bahia e fala sobre Seleção

Zonas de ação de Juba no Brasileirão (Foto: SofaScore)

Abaixo, separamos o mapa de calor de outro lateral-esquerdo com grande destaque no Brasileirão, Joaquín Piquerez, do Palmeiras, jogador da seleção uruguaia e também com forte presença no setor ofensivo do campo.

Entretanto, é possível notar que a faixa de atuação do lateral palmeirense é estritamente na ponta esquerda; ele permanece colado à linha lateral e vai até a linha de fundo na grande parte das jogadas de ataque do Palmeiras.

Diferentemente de Juba, ele não tem como função cortar para o centro do campo e executar jogadas como um meia, mas, sim, aprofundar o ataque na ponta e dar opção na linha de fundo.

Imagem do artigo:Lateral e ‘meia’: Juba é destaque em função dupla no Bahia e fala sobre Seleção

Zonas de ação de Piquerez, do Palmeiras, no Brasileirão (Foto: SofaScore)

Lateral destaca confiança passada por Rogério Ceni em seu futebol

“O professor Rogério me encaixou nesse esquema para jogar ali por dentro, junto com o Caio, e está dando muito certo. Quando estamos sem a bola, eu viro lateral, e quando recuperamos, me lanço como um segundo volante, chegando perto da área adversária. Espero continuar ajudando o Bahia dessa forma”, falou o lateral/meio-campista do Bahia.

Ele destaca a confiança tanto do técnico, como também de todo o time.

O professor Rogério sempre confiou em mim e no elenco. Ele passa essa confiança nos treinos, cobra quando necessário, e isso tem muito a ver com minha evolução. Também recebo muito apoio dos companheiros”.

Juba pensa em Seleção Brasileira?

Como todo destaque de um Campeonato Brasileiro, o nome de Luciano Juba naturalmente ter seu nome, pelo menos, considerado a uma convocação para a Seleção Brasileira. Ele garantiu que seu foco é no Bahia.

“Sobre a seleção, preciso seguir trabalhando firme aqui no Bahia e dando o meu melhor. Se for da vontade de Deus, e acontecer, ficarei muito feliz, mas meu foco principal é ajudar o Bahia dentro de campo”.

Com 42 atuações em 2025, Luciano Juba acumula quatro gols e sete assistências.

Saiba mais sobre o veículo