Zerozero
·18 de outubro de 2025
Leão sobrevive a castor duro de roer

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 de outubro de 2025
Suada, mas conquistada. O Sporting CP passou um duro teste na Capital do Móvel (2-3) e precisou de ir a prolongamento para bater o Paços de Ferreira. Os castores estiveram a vencer por duas ocasiões mas acabaram eliminados por um autogolo.
Rui Borges rodou a equipa para o jogo na Capital do Móvel. Diomande e Quaresma foram os centrais, Mangas e Alisson formaram o corredor esquerdo e Ioannidis foi o avançado.
Os leões entraram bem no jogo, a encostar o Paços de Ferreira às cordas, mas foi a equipa da casa quem inaugurou o marcador. Aos 18´, Rafael Vieira ganhou um duelo a meio-campo, Lumungo tabelou com João Victor e o são-tomense bateu João Virgínia com um remate cruzado.
A surpresa dos castores durou apenas três minutos. Os verde e brancos continuaram à procura do golo e o mesmo aapreceu por Pedro Gonçalves. Ioannidis foi carregado dentro da área, Miguel Nogueira mandou jogar, a bola foi ter com Pote que, de fora da área, assinou um belo golo de pé esquerdo.
A toada do jogo manteve-se a mesma até ao final do primeiro tempo: o Sporting com bola, a tentar encontrar o caminho do golo e os pacenses a resistirem como podiam.
No segundo tempo, o Paços entrou com fulgor e voltou a colocar os leões em maus lençóis. Miguel Mota partiu do corredor direito para dentro, serviu Lumungo à direita e este assistiu João Victor para o 2-1. Os mesmos protagonistas do primeiro golo a causarem estragos ao detentor do troféu.
O Sporting manteve-se no mesmo registo. A equipa de Rui Borges fazia tudo bem até ao último terço, mas a definição não era a melhor na zona fulcral do campo.
À passagem da hora de jogo, os leões lá conseguiram empatar. Quenda cobrou um pontapé de canto à direita do ataque leonino e Ioannidis apareceu ao primeiro poste a desviar de cabeça para o 2-2.
Os 18 (!!!) cantos do Sporting no tempo regulamentar demonstram muito o que foi o jogo da equipa leonina. Os comandados de Rui Borges circundaram quase sempre a área pacense, mas os da casa mostraram a coesão necessária no impedimento de remates em zona frontal e no controlo do espaço aéreo.
Quenda, Trincão, Luis Suarez, Pote e Ioannidis: todos ao mesmo tempo em campo não conseguiram evitar o prolongamento em Paços de Ferreira.
No prolongamento, mais do mesmo... Os leões criavam superioridade em quase todas as zonas do terreno mas foi preciso esperar até ao minuto 104´ para o bicampeão nacional se colocar em vantagem no marcador.
Geny e Fresneda combinaram bem no corredor direito e o espanhol cruzou para Tiago Ferreira desviar, por infelicidade, para a própria baliza. Estava quase acabado o sonho pacense na Taça.
O resultado não mais se alterou e os leões estão vivos na Taça de Portugal
Geovany Quenda (Sporting): Foram 120´ minutos exigentes para o Geovany Quenda. Desiquilibrou muito pela direita, andou momentos pelo centro e acabou a lateral esquerdo. Assistiu para o segundo golo e foi pau para toda a obra.
Ronaldo Lumungo (Paços de Ferreira): A alma do Paços de Ferreira. Marcou, assistiu e correu até não conseguir mais. Foi a maior dor de cabeça para a defensiva leonina. A continuar assim, é um dos nomes a observar na Liga Portugal Meu Super.
Pedro Gonçalves (Sporting): Marcou um belíssimo golo e foi dos mais esclarecidos dos leões. Tanto entrelinhas, como dez, como ao lado de Hjulmand foi o homem que mais descobriu espaços para os colegas.
Onze do Paços de Ferreira:
Jeimes Menezes, Tiago Ferreira, Rafael Vieira, Leandro Dias, Anilson, Gonçalo Cardoso, Francisco Ramos, João Caiado, Costinha, Ronaldo Lumungo, João Victor
Onze do Sporting:
João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Fotis Ioannidis, Geovany Quenda, Pedro Gonçalves, Alisson Santos
1':
Começou a partida
11':
Sporting: Ricardo Mangas
, depois de um grande passe de Ioannidis, isolou-se e apenas um corte de Rafael Vieira impediu o primeiro
14':
Sporting: Alisson Santos
apareceu a finalizar no coração da área mas novo corte imperial de Rafael Vieira evitou que o remate saísse na direção da baliza
18':
GOLO Paços de Ferreira! Ronaldo Lumungo marca
Ronaldo Lumungo marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
É o Paços de Ferreira quem faz o primeiro! Rafael Vieira ganhou um duelo a meio-campo, Lumongo tabelou com João Victor e bateu Virgínia com um remate cruzado!
21':
Sporting: Pedro Gonçalves
rematou dentro da área depois de um erro de Gonçalo Cardoso mas a tentativa saiu ao lado
22':
GOLO Sporting! Pedro Gonçalves marca
Pedro Gonçalves marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) Pedro Gonçalves marcou o seu 88º golo na equipa (210 jogos)
Está feito o empate na Capital do Móvel! Ioannidis entrou dentro da área, foi carregado - o árbitro não marcou qualquer infração - e Pote, na sobra, recebeu e atirou um míssil de pé esquerdo para o fundo das redes do Paços de Ferreira!
30':
Sporting: Pedro Gonçalves
remata novamente em zona frontal, saiu ao lado
46':
Empate ao intervalo na Capital do Móvel. O Sporting CP entrou forte mas um erro defensivo deu oportunidade ao Paços de Ferreira de entrar em vantagem, por Lumongo. Pote reagiu rápido e fez um belo golo de fora da área. O Sporting CP teve sempre mais volume ofensivo e causou problemas à defensiva pacense, que vai resistindo como dá.
49':
GOLO Paços de Ferreira! João Victor marca
João Victor marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
MARCA O PAÇOS NOVAMENTE! Miguel Mota partiu do corredor direito para dentro, serviu Lumongo à direita e este assistiu João Victor para o 2-1. Jogada tricotada de forma exímia pela equipa de Filipe Cândido.
52':
Sporting: Hidemasa Morita
rematou dentro da área mas Gonçalo Cardoso deu o corpo às balas!
55':
Sporting: Alisson Santos
volta a tentar de fora da área, desta vez cruzado, e volta a sair ao lado
61':
GOLO Sporting! Fotis Ioannidis marca
Fotis Ioannidis marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) Fotis Ioannidis marcou o seu 2º golo na equipa (7 jogos)
Empata novamente o Sporting! Quenda bate mais um pontapé de canto e Ioannidis apareceu ao primeiro poste a desviar de cabeça para o 2-2
90':
Sporting: Ousmane Diomande
ganhou nas alturas e cabeceou ao lado da baliza de Jeimes
90 +5':
Sporting: Luis Suárez
respondeu a um cruzamento de Geny mas rematou ao lado!
91':
Sporting: Pedro Gonçalves
voltou a rematar dentro da área mas sai desviado
96':
Sporting: Iván Fresneda
aparece na área, remata e sai prensado
99':
Sporting: Pedro Gonçalves
remata dentro da área e Jeimes responde com uma defesa impressionante!
104':
GOLO Sporting: Tiago Ferreira marca na própria baliza!
Aos 104´ minutos, os leões estão pela primeira vez em vantagem! Geny e Fresneda combinaram bem no corredor direito e o espanhol cruzou para Tiago Ferreira desviar, por infelicidade, para a própria baliza
107':
Paços de Ferreira: Miguel Mota
trabalhou muito bem pela direita mas rematou à figura de Virgínia
114':
Sporting: Geny Catamo
rematou de pé direito para nova boa defesa de Jeimes
120 +1':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Geovany Quenda (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.
Ao vivo