Mantos do Futebol
·28 de abril de 2025
Lecce usa “uniforme de luto” em protesto contra liga italiana

In partnership with
Yahoo sportsMantos do Futebol
·28 de abril de 2025
Neste domingo, o Lecce entrou em campo pela Serie A italiana, em jogo contra a Atalanta, que terminou empatada, em 1-1, com um uniforme de luto, como forma de protesto contra a liga italiana, que obrigou a equipe entrar em campo três dias após o súbito falecimento do fisioterapeuta Graziano Fiorita, que acompanhava a equipe, quando teve um mau súbito na quinta-feira (24).
A partida que estava programada para a sexta-feira (25), foi adiada, mas a liga italiana remarcou já para este domingo (27), o que revoltou a equipe salentini, que pedia mais tempo, já que a morte abalou à todos no elenco.
Fotos: Reprodução e LaPress
Graziano tinha 38 anos e trabalhava no Lecce há 26 anos, tendo sucedido seu pai, que dedicou toda uma carreira à servir à equipe gialorossi.
O Lecce afirma que tentou até o último momento adiar a partida, mas como não foi atendido, decidiu atuar com um uniforme que protestava contra a liga.
O kit era todo branco e trazia uma fita preta como escudo. Na região do peito, a frase “Nessun Valore, Nessun Colore” (Nenhum valor, nenhuma cor), passava a mensagem de repúdio contra a Federação.
Antes do jogo, outra camisa, na cor preta e com o nome “Graziano”, foi usada pelos atletas no aquecimento.
Fotos: La Press
Segundo o clube, as cores do clube só serão usadas novamente quando Graziano for para casa e tiver sido homenageado, como merece, pelo seu povo. O velório do fisioterapeuta será na terça-feira (29), no estádio Via del Mare . O enterro acontecerá na quarta-feira (30).
O que acharam do Lecce usar “uniforme de luto” em protesto contra liga italiana? Compartilhe o link nas redes sociais!