Gazeta Esportiva.com
·30 de novembro de 2025
Lenda do West Ham, Billy Bonds morre aos 79 anos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de novembro de 2025

O ex-capitão e treinador lendário do West Ham, Billy Bonds, faleceu aos 79 anos, anunciou o clube da Premier League neste domingo. Ele é o jogador com mais partidas pelo clube inglês, tendo atuado 799 vezes ao longo de uma carreira de 21 anos com os londrinos do leste.
Ele conquistou a FA Cup duas vezes, em 1975 e 1980, além de chegar à final da Recopa Europeia em 1976 e vencer a antiga Segunda Divisão com os Hammers.
Após iniciar sua trajetória como treinador nas categorias de base do West Ham, Bonds foi nomeado técnico principal em fevereiro de 1990. Ele garantiu a promoção da Segunda Divisão em 1991 e, após o rebaixamento da elite em 1992, levou o clube novamente à promoção no ano seguinte.
“Estamos de coração partido ao anunciar que perdemos nosso amado pai hoje. Ele era dedicado à família e foi a pessoa mais gentil, leal, altruísta e amorosa. Papai amava o West Ham United e seus maravilhosos torcedores com todo o coração e valorizava cada momento de seu tempo no clube. Ele sempre estará em nossos corações e eternamente será lembrado. Encontramos conforto em saber que seu legado viverá para sempre”, declarou a família de Bonds, em comunicado oficial.
Bonds deixou os Hammers em 1994, quando foi substituído no cargo de treinador por seu assistente Harry Redknapp. Eleito o maior jogador da história do clube, Bonds tem uma arquibancada nomeada em sua homenagem no Estádio de Londres.
Em nota oficial, o West Ham afirmou:
“Nunca alguém que buscasse os holofotes, ele foi universalmente amado, respeitado e admirado por companheiros de equipe, jogadores e torcedores, que para sempre se considerarão parte do ‘Exército Claret and Blue de Billy Bonds’. Descanse em paz, Billy, nosso líder corajoso, inspirador e de coração de leão”.
O clube confirmou que haverá um período de homenagem a Bonds antes da partida da Premier League contra o Liverpool neste domingo. Um tributo completo está programado para acontecer antes do jogo contra o Aston Villa, no Estádio de Londres, em 14 de dezembro.
O ex-meio-campista do West Ham, Joe Cole, também prestou homenagem:
“Billy era o treinador quando assinei ainda garoto e foi muito gentil comigo e minha família. Crescendo no West Ham, seu nome é sinônimo do clube. Tudo que há de bom no West Ham, Billy Bonds representava. É uma notícia muito triste e meus pensamentos e orações estão com sua família.”









































