oGol.com.br
·01 de dezembro de 2025
Lens rompe a lógica na Ligue 1 com retorno triunfal de campeão do mundo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·01 de dezembro de 2025

A Ligue 1 tem um novo líder. Com a vitória no final de semana sobre o Angers, por 2 a 1, dois gols do campeão do mundo Florian Thauvin, o Lens assumiu a liderança isolada do Campeonato Francês. Contrariando a lógica, Les Sang et Or superam o badalado PSG e voltam a ponta da liga após mais de duas décadas.
Sem alcançar o topo da tabela desde 2004, o Lens viveu uma verdadeira reformulação para a nova temporada. Benjamin Parrot e Jean-Louis Leca assumiram o comando do futebol, nos lugares de Perre Dreossi e Diego Lopez, e apontaram Pierre Sage como novo técnico, no lugar de Will Still, que foi para o Southampton.
A política de austeridade no mercado de transferências também seguiu. Se na temporada passada o clube já havia feito por volta de 100 milhões de euros em vendas, negociando jogadores importantes como Wahi, Khusanov e Bamba, nesta janela os valores foram similares. O Lens concluiu a transferência definitiva de Danso para o Tottenham e também as saídas de nomes como Andy Diouf (Internazionale) e Neil El Aynaoui (Roma).
Com autonomia para implementar seu modelo de jogo, como fez questão de ressaltar quando chegou ao clube, Sage buscou soluções econômicas no mercado, mas com características favoráveis a seu estilo.
O novo comandante implementou um modelo de jogo que favorece o pressing agressivo, com uma saída muito vertical e transições de muita velocidade. A plataforma tática geralmente é o 3-4-3.
Para ter esse dinamismo de transições em velocidade em uma liga física como a Ligue 1, o Lens buscou no mercado o meia Mamadou Sangaré, um box to box que chegou do Rapid de Viena por 8 milhões de euros. Pelo mesmo valor veio, também do futebol austríaco, o zagueiro Samson Baidoo, defensor atlético, de muito vigor e com muito poder de explosão.
Duas figuras mais experientes também ajudaram a equilibrar o elenco. O centroavante Odsonne Édouard, que durante muito tempo jogou no Crystal Palace, comanda o ataque e já soma 5 gols e 2 assistências na temporada.
A grande figura e referência técnica até o momento é Florian Thauvin, campeão do mundo com a França em 2018. De volta ao futebol francês após passagens por Tigres e Udinese, Thauvin soma 4 gols e 2 assistências e, com o bom futebol aos 32 anos, voltou a ser chamado para a seleção francesa.
Melhor defesa do campeonato, com 10 vitórias em 14 partidas, o Lens soma 31 pontos, um a mais que o vice-líder, PSG. Na próxima rodada, visita o Nantes para manter a ponta e seguir rompendo a lógica no Campeonato Francês.









































