MundoBola Flamengo
·01 de setembro de 2025
Léo Nanetti e mais quatro: promessas da base carioca treinam na Seleção

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·01 de setembro de 2025
A Seleção Brasileira iniciou a preparação para enfrentar o Chile, no Maracanã, com novidades na Granja Comary.
Além do elenco principal, cinco promessas do futebol carioca foram chamadas para completar o treino desta segunda-feira (1º): Léo Nanetti (Flamengo), Marquinhos e Huguinho (Botafogo), Léo Jance e Gustavo Dohmann (Fluminense).
Entre os garotos, o destaque ficou para Léo Nanetti, goleiro do Flamengo que brilhou no título do Mundial Sub-20 em pleno Maracanã.
Aos 18 anos, ele foi decisivo na final contra o Barcelona, com quatro grandes defesas e duas cobranças de pênalti defendidas. Já treinou com os profissionais e é visto como uma das joias mais promissoras do Ninho do Urubu.
Não deixe de ler a entrevista do goleiro, concedia à Flamengo TV, transcrita na íntegra abaixo.
O zagueiro Marquinhos, de 18 anos, chegou ao Botafogo em 2024 depois de passagem pelo Vasco. Capitão do sub-17 que chegou à semifinal do Brasileiro da categoria, hoje integra o sub-20 e é considerado um nome de muito potencial dentro da SAF.
Outro representante alvinegro foi Huguinho, volante da mesma geração que também pode atuar como lateral-direito. Já estreou pelos profissionais no Campeonato Carioca e ganhou minutos no Brasileirão e na Copa do Brasil sob comando de Davide Ancelotti. Para ganhar rodagem, será emprestado ao RWDM Molenbeek, clube da rede de John Textor na Bélgica.
O lateral-esquerdo Léo Jance, de 20 anos, foi mais um dos jovens presentes no treino. No Tricolor desde 2023, ele já estreou no profissional nesta temporada, inclusive na vitória por 5 a 0 sobre o GV San José pela Copa Sul-Americana. Antes, passou pelas categorias de base de São Paulo e Palmeiras.
O grupo se completou com o volante Gustavo Dohmann, também de 20 anos. No Fluminense desde 2023, tem passagem pela Seleção Sub-15 e ainda busca a estreia no time principal. É tratado como um dos nomes que podem seguir os passos da “Geração dos Sonhos” de Xerém.
"Foi um título muito marcante, o momento mais especial da minha carreira. Onde eu consegui estar com meus amigos, com a minha família e meus companheiros. Foi um momento único e vai ficar sempre na minha memória."
"Há duas semanas o Bruno já vinha implementando situações do Barcelona, mesmo a gente jogando contra o Bangu. Ele e o André, nosso preparador de goleiros, junto com o Nando, fizeram um estudo super detalhado, viram os cobradores e traçamos estratégias. Graças a Deus deu tudo certo."
"A mais bonita foi no finalzinho, numa rasteira do número 6 deles. Mas a mais difícil foi o cara a cara aos 80 minutos, que eu defendi com o pé. Aquilo segurou o resultado e foi marcante para mim."
"Foi surreal jogar no Maracanã lotado. Normalmente a gente joga na Gávea, mas nunca passou pela minha cabeça viver isso. Foram mais de 45 mil torcedores e a Nação apoiou durante os 90 minutos e nos pênaltis. Isso foi fundamental para a nossa conquista."
"Meu maior sonho é estrear profissionalmente no Flamengo diante de toda a Nação Rubro-Negra. Eu sou flamenguista de coração, meu pai me passou isso desde a época do Zico. Seria um sonho imenso poder estrear, ganhar títulos e ser ídolo da Nação."
A presença dos cinco jovens na Granja Comary reforça a vitalidade das categorias de base do Rio e a conexão direta com a Seleção. Para a Nação, o foco fica em Léo Nanetti, que segue somando experiência depois de brilhar no Mundial Sub-20 e mira a estreia no profissional do Flamengo.