Fussball Brasil
·03 de agosto de 2024
In partnership with
Yahoo sportsFussball Brasil
·03 de agosto de 2024
A relação entre Bundesliga e o Brasil não é por acaso, ela nasceu de jogadores que tiveram grande sucesso em solo alemão como Giovane Élber, Zé Roberto, Lúcio, Dedé, Rafinha, Naldo, Grafite, Luiz Gustavo, Raffael, Diego Ribas, entre outros.
E para a próxima temporada a Bundesliga ganha mais um brasileiro, o gaúcho com ascendência luxemburguesa: Leonardo Scienza, ponta-direita de 25 anos, que busca uma trajetória de sucesso similar de seus compatriotas.
O caminho de Scienza na Alemanha começou em 2020, quando assinou com a equipe B do Schalke 04, com a camisa dos Azuis-Reais, marcou 15 gols em duas temporadas na Regionalliga. Em seguida, ao se transferir para o FC Magdeburg, ganhou sua primeira chance em divisões superiores no futebol alemão, na 2. Bundesliga, mas sem grande destaque e espaço no clube.
No entanto, a reviravolta de sua carreira e grande ascensão dentro do futebol do país foi a partir da sua chegada ao modesto Ulm, da 3ª divisão alemã, onde registrou 21 participações em gols em 34 jogos. Léo Scienza foi eleito o craque da 3. Liga da última temporada, sendo um dos principais contribuintes para o acesso do SSV novamente para a 2ª divisão após 23 anos.
Após grande sucesso e ganho de projeção para a elite do futebol alemão, o brasileiro chamou a atenção de uma das sensações da última Bundesliga, o FC Heidenheim - que desembolsou cerca de €600 mil para sua contratação.
Robert Strauß
Após as perdas significativas no último terço do campo do Heidenheim com as saídas de Jan-Niklas Beste (Benfica) e Tim Kleindienst (Borussia Mönchengladbach), se espera que parte dos 50 gols marcados pela equipe na última temporada tenham maior distribuição entre os novos contratados para o setor ofensivo, que incluí Léo Scienza como uma das boas apostas para a temporada, que não esconde a vontade de fazer sucesso no campeonato alemão:
Como jogador, você simplesmente busca se desenvolver continuamente, tanto esportivamente quanto pessoalmente. No FCH, quero me provar em um novo nível no futebol. Poder jogar na Bundesliga é algo muito especial, para o qual estou muito ansioso.
Apesar de ter disputado apenas sua primeira edição da Bundesliga na temporada 2023/24, o FC Heidenheim demonstrou ser uma das equipes mais surpreendentes de todo futebol alemão, conquistando a 8ª posição e consequentemente uma vaga em sua primeira competição europeia de sua história, a qualificatórias para a Conference League.
Leo Scienza chega a um dos clubes mais estáveis do futebol alemão, com um trabalho consolidado de seu técnico Frank Schmidt, que está no comando do FCH há pouco mais de 17 anos, onde coleciona quatro acessos desde que assumiu o clube na 5ª divisão. Trabalho esse que, sem dúvidas, dá ao jogador maior confiança para seu desenvolvimento e um processo de adaptação mais curto em sua nova equipe.
Na atual pré-temporada, Scienza marcou 6 gols em 3 jogos pelos Der Dinos, onde começa a ter um inicio que empolga os torcedores que busca novas referências para o seu novo ataque.