Zerozero
·13 de dezembro de 2025
Leões rugem alto no regresso a Alvalade

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 de dezembro de 2025

De regresso ao reino do leão, o Sporting manteve intacto o registo vitorioso que vem construindo em casa desde 30 de agosto, ao vencer o AFS por 6-0 com uma exibição avassaladora.
Os leões esmagaram o último colocado do campeonato e somaram assim a sétima vitória consecutiva em casa, em jogo a contar para a 14ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Depois do encontro em Munique, Rui Borges decidiu fazer uma revolução no onze e alterou seis peças na equipa inicial. Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Kochorashvilli, Morita e Francisco Trincão entraram para os lugares de Fresneda, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Hjulmand, João Simões e Allison, respetivamente. No entanto, apesar das várias mudanças no onze, foi o suspeito do costume o responsável por abrir as contas em Alvalade.
O Sporting já havia massacrado o AFS com inúmeras ocasiões de perigo, ainda assim, só aos 32 minutos do primeiro tempo é que Luis Suárez quebrou a resistência visitante com um remate fortíssimo fora de área para fazer o 1-0. A bola ainda desviou num defesa do AFS mas nada havia a fazer para travar o primeiro dos leões que há muito lutavam pelo golo inaugural.
Depois disso, tudo pareceu mais fácil, e rápido. Em apenas 5 minutos os leões fizeram mais dois golos de rajada e ampliaram o resultado para 3-0, acabando com as esperanças que o AFS tinha vindo a criar até então.
Primeiro foi Maxi Araújo que, aos 35’, respondeu a um cruzamento de Vagiannidis e, logo de seguida, aos 37’, Geny Catamo fez o terceiro de pé direito a passe de Kochorashvilli. O Sporting a fechar praticamente o resultado num curto espaço de tempo perante um AFS que via à sua frente mais 45 minutos de sofrimento.
No segundo tempo, pouco ou nada mudou. As pessoas ainda voltavam aos seus lugares depois dos 15 minutos de descanso e já celebravam novamente um golo dos leões. Vagiannidis e Maxi Araújo repetiram a fórmula do segundo golo e voltaram a ser bem sucedidos. O grego cruzou, o uruguaio finalizou e juntos celebraram o quarto da noite.
Luis Suárez não quis ficar atrás do companheiro que havia bisado e também ele anotou o seu nome no marcador mais uma vez. O colombiano respondeu da melhor forma ao canto batido por Matheus Reis e fez o segundo da conta pessoal, o 11º na prova, tornando-se assim o melhor marcador da competição até ao momento. Aos 72 acabou por sair ovacionado.
Até ao fim, os leões não tiraram o pé do acelarador e fecharam a contagem em 6-0. Geny foi o responsável pela sentença final, desta vez com o seu melhor e habitual pé, o esquerdo.
Assim, o Sporting chegou aos 35 pontos na Liga e vai pressionando o FC Porto na classificação. Já o AFS, continua sozinho no fundo da tabela, com apenas três pontos e ainda sem vitórias.
Luis Suárez (Sporting): O novo melhor marcador da Liga Portugal Betclic. O colombiano chegou à desconfiança mas rápido mostrou para o que vinha, e carrega neste momento o estatuto que distingue aquilo que vem fazendo dentro das quatro linhas pelos leões. Mais uma exibição fortíssima do avançado do Sporting que foi o abre latas necessário depois da resistência inicial do AFS.
Georgios Vagiannidis (Sporting): A fazer render Fresneda, o lateral grego fez render, e bem, a aposta de Rui Borges. Duas assistências primorosas no encontro que foram o prémio de uma atuação glamorosa e que certamente encantou muitos que o assistiram esta noite. Quiça um ponto de viragem do grego no Sporting.
Maxi Araújo (Sporting): Maxi voltou a marcar para o campeonato 8 meses depois, e logo em dose dupla. Esteve imparável nas combinações com Vagiannidis e foi clínico em frente à baliza nos momentos em que o Sporting precisava, para se colocarm mais tranquilo no encontro. O uruguaio a mostrar serviço mais adiantado no terreno.
Francisco Trincão (Sporting): No regresso depois de lesão, faltou apenas o golo para consolidar uma exibição muito bem conseguida do português. Foi o elemento mais irreverente do Sporting numa primeira instância e foi o principal responsável pelo massacre inicial que foi desgastando, aos poucos, a resistência do AFS.

Onze do Sporting:
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Hidemasa Morita, Giorgi Kochorashvili, Geny Catamo, Francisco Trincão, Maxi Araújo, Luis Suárez

Onze do AFS:
João Gonçalves, Cristian Devenish, Rúben Semedo, Carlos Ponck, Guilherme Neiva, Gustavo Assunção, Ángel Algobia, Pedro Lima, Kiki Afonso, Tomané, Óscar Perea
1':

Começou a partida!
6':

VAR analisa o lance da grande penalidade.
15':

Sporting: Francisco Trincão
muito perto de inaugurar o marcador com um remate colocado de pé esquerdo. A bola passa ao lado da baliza do AFS.
25':

Jogo pouco equilibrado até ao momento, apesar do nulo no marcador. O Sporting tem sufocado a defesa do AFS com oportunidades atrás de oportunidades, no entanto, os visitantes têm conseguido resistir à cosntante pressão. Francisco Trincão é o elemento mais irreverente dos leões até agora naquele que é o seu regresso depois de ter estado ausente da derrota em Munique. Voltou com a corda toda o extremo português.
29':

Sporting: Geny Catamo
responde ao cruzamento de Ricardo Mangas com um remate de primeira mas vês o guardião visitante afastar o perigo mais uma vez.
29':

AFS: Óscar Perea
a ameaçar a baliza do Sporting pela primeira vez no encontro. Estava atento Rui Silva com uma bela intervenção.
32':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 10º golo na prova (14 jogos) Luis Suárez marcou o seu 13º golo na equipa (23 jogos)
Depois de muita insistência, chegou o momento mais esperado pelos adeptos da casa. O avançado colombiano fora da grande área, encheu-se de força e confiança e fuzilou a baliza do AFS para inaugurar o marcador do encontro. Grande golo de Luis Suárez.
35':

GOLO Sporting! Maxi Araújo marca
Maxi Araújo marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
Só custa o primeiro. Alvalade ainda recuperava do festejo do 1-0 e a equipa leonina já carburava a jogado do segundo, que viu Vagiannidis do lado direito colocar a bola em Maxi Araújo que, já junto à pequena área, encostou para o segundo da conta da casa.
38':

GOLO Sporting! Geny Catamo marca
Geny Catamo marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
Na sequência de um pontapé de canto, Geny à entrada da área e com o pior pé atirou a contar para o terceiro dos leões num espaço de 5 minutos.
45':

Exibição avassaladora do Sporting na primeira parte. Depois de chances atrás de chances, a resistência visitante não resistiu mais e, depois de sofrer o primeiro, nada conseguiu fazer para travar os seguintes. O sporting está a jogar com um alto nível de intensidade, de pressã, de troca de bola, algo verdadeiramente complicado de acompanhar por parte da equipa de João Pedro Sousa. A esperança de sair de Alvalade sem sofrer golos já é uma memória e o Sporting procurará continuar com o registo ofensivo na segunda parte.
47':

GOLO Sporting! Maxi Araújo marca
Maxi Araújo marca o seu 2º golo na prova (11 jogos)
Mais uma parte, mais um golo do Sporting, mais uma assistência de Vagiannidis, mais um tento de Maxi Araújo - o segundo na partida. O uruguaio respondeu da melhor maneira ao cruzamento do grego e atirou para o quarto do encontro, numa altura em que Alvalade ainda se voltava a sentar para assistir a segunda metade da partida. Leões avassaladores frente ao AFS!
52':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 11º golo na prova (14 jogos) Luis Suárez marcou o seu 14º golo na equipa (23 jogos)
O colombiano continua a arranjar novas formas de chegar ao caminho do golo. Desta vez, foi através da sequência de um pontapé de canto que Luis Suárez bisou na partida, encostando ao segundo poste para fazer o sexto da noite, e o seu segundo na partida.
79':

AFS: Tomané
a cabecear para defesa de Rui Silva.
90 +3':

GOLO Sporting! Geny Catamo marca
Geny Catamo marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
É noite de bis em Alvalade. Depois de Maxi e Suaréz, foi a vez de Geny a marcar o seu segundo da noite, desta vez com o seu melhor pé, o esquerdo.
90 +4':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Luis Suárez (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.
200':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 11º golo na prova (14 jogos) Luis Suárez marcou o seu 15º golo na equipa (24 jogos)









































