Território MLS
·14 de dezembro de 2020
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·14 de dezembro de 2020
Na batalha das duas equipes que lutavam pelo oitavo troféu em sua galeria, o melhor time da primeira fase fez prevalecer seu bom futebol para chegar ao título do Guard1anes 2020. Após empatarem o jogo de ida na Cidade do México por 1 a 1, o León foi superior em seus domínios e venceu a partida decisiva contra o Pumas neste domingo (13) por 2 a 0.
O jogo começou com os donos da casa adiantando suas linhas e pressionando a equipe universitária em seu campo defensivo, em uma estratégia pouco usada pela equipe de Nacho Ambriz durante o torneio.
Estratégia essa que deu resultado já aos 12 minutos do primeiro tempo com uma bola roubada no ataque que se transformou em um passe de Fernando Navarro para o chute cruzado de Emanuel Gigliotti que o experiente Alfredo Talavera aceitou, abrindo o placar para o León.
Os Panzas Verdes dominaram o meio-campo com troca de passes e esperando o erro adversário, criando duas chances de ampliar a vantagem, ambas defendidas por Talavera. O Pumas só reagiu aos 39, com uma pancada de Carlos González para a boa defesa de Rodolfo Cota.
O segundo tempo iniciou-se da mesma forma que o primeiro, com os Esmeraldas criando chances enquanto o auriazul seguia sem conseguir criar. Até que as mexidas de ambos os lados de ambos os lados mudassem o destino do jogo.
Com a equipe de Andrés Lillini, técnico do Pumas, desorganizada e nervosa, buscando atacar a qualquer custo, Luis Montes, do Léon, achou Yairo Moreno para dar números finais ao jogo aos 43 da etapa final, e também ao campeonato, com 3 a 1 para o León no agregado.
Conquista que marcou a coroação de um excelente trabalho de Ambriz e toda a direção de La Fiera, que agora se junta ao Cruz Azul como 4° time com mais títulos da liga.
FICHA TÉCNICA
Léon – 2Cota; Navarro (Sosa), Mosquera, González e Tessilo; Aquino, Montes e Meneses (Rodríguez); Mena (Campbell/Moreno), Ramírez e Gigliotti (Godínez). Téc: I. Ambriz
Pumas – 0Talavera; Rodríguez, Vásquez (Álvarez), Freire e Mayorga; López (Lira), Iniestra e Vigón; Gutierrez (Iturbe), González e Dinenno. Téc: A. Lillini
Gols: Gigliotti e Moreno (LEON)Cartões Amarelos: Mosquera, Campbell (LEON) / Álvarez, Rodríguez e Freire (PUM)
(Capa: Reprodução Twitter/Club León)