Leonardo enaltece reestruturação do Flamengo, mas cutuca lado esportivo: 'Poderia ser mais organizado' | OneFootball

Leonardo enaltece reestruturação do Flamengo, mas cutuca lado esportivo: 'Poderia ser mais organizado' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·05 de novembro de 2025

Leonardo enaltece reestruturação do Flamengo, mas cutuca lado esportivo: 'Poderia ser mais organizado'

Imagem do artigo:Leonardo enaltece reestruturação do Flamengo, mas cutuca lado esportivo: 'Poderia ser mais organizado'

Em análise sobre o momento atual do Flamengo, Leonardo, campeão brasileiro em 1987, elogiou profundamente a transformação administrativa e financeira do Rubro-Negro, classificando-a como a base para o sucesso da última década. No entanto, o ex-lateral também apontou que o lado esportivo, especialmente a formação de atletas, ainda pode evoluir.

Para Leonardo, o Flamengo "está vivendo o outro lado" da gestão, colhendo frutos de um longo processo de reestruturação.


Vídeos OneFootball


"O Flamengo se organiza, isso é uma demonstração. A partir do momento que o time se organizou [...] conseguiu se organizar, moralizar, estabilizar e virou um time que é uma potência no Brasil", iniciou.

O ex-jogador fez questão de ressaltar a natureza dessa organização, destacando que o clube alcançou esse status mantendo seu modelo associativo. "É uma organização sem fins lucrativos, no final das contas, não é uma SAF, não é uma empresa [...] é isso que sempre foi e conseguiu se organizar", apontou.

Leonardo aponta onde Flamengo pode melhorar

Apesar dos elogios à gestão, Leonardo sugeriu que o modelo esportivo ainda não acompanha o nível de excelência da administração. Para ele, existe espaço para um projeto "ainda mais completo".

"Eu acho que o lado esportivo poderia ser um pouquinho mais organizado", ponderou.

A principal lacuna, segundo o ex-jogador, está na formação de atletas. Leonardo observou que o poderio financeiro tem feito o clube olhar muito para fora, quando poderia investir mais no Ninho.

"Nessa parte esportiva, principalmente formação também. [O Flamengo] tem comprado muitos jogadores de fora, mas poderia formar muitos outros no Flamengo", disse, antes de concluir que o sucesso da organização é "a prova que se você fizer a coisa bem feita, as coisas acontecem", encerrou.

Leonardo é cria do Flamengo e fez parte do grandioso time campeão brasileiro de 1987, além da Copa do Brasil de 1990.

Saiba mais sobre o veículo