Leonino
·15 de janeiro de 2026
Lesões, regressos e mercado: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Casa Pia

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15 de janeiro de 2026

Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Sporting - Casa Pia, esta quinta-feira, dia 15 de janeiro. O encontro está marcado para a próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, desde as lesões aos regressos.
Entrada de Álvaro Pacheco no Casa Pia torna este jogo mais perigoso?
"Torna mais difícil na parte estratégica, por mais que vamos ao passado, é sempre difícil dizer de que forma se vai apresentar nessa parte. Podemos focar-nos em pequenas coisas, uma equipa muito intensa, com bons jogadores em contra-ataque, vamos ter de resolver dentro das nossas dinâmicas e continuarmos a dar seguimento ao que tem sido o nosso crescimento. É natural que a equipa perca alguma intensidade, não temos muito tempo de treino, perde-se muitas coisas independentemente de quem jogue, perde-se alguma intensidade no que vinha a ser apresentado".
Há possibilidade de Debast de voltar? Vitória do V. Guimarães na Allianz Cup.
"Dar os parabéns por aquilo que foi a sua conquista, pelo que significa para a estrutura, mereceram, fizeram por isso. Mais do que merecido. Debast? Treinou hoje, em termos do que é a disponibilidade física ou atlética está lá, teve uma paragem mais prolongada. Mangas também. Vão estar limitados no tempo de jogo. Possivelmente podem estar para jogo".
Como foi esta semana?
"Semana foi muito boa, não conseguimos estar presentes numa final. Em parte porque tiveram algum descanso, era mesmo necessário. A intensidade e a entrega foram espetaculares. Foi uma semana muito boa, fiquei feliz pela resposta da equipa, mas sentir os treinos mais normais, a competitividade do treino deixa-me mais feliz, precisava de sentir isso. Não pela derrota, mas por tudo o que estava a acontecer. Pela primeira vez estava um bocado abatido por termos tanta gente de fora. O grupo faz com que a gente meta um sorriso e continue a acreditar. A equipa deu uma resposta fantástica, acredito que daremos uma resposta amanhã".
Morita e Matheus Reis estão em final de contrato. Fecha-lhes a porta porque precisa deles enquanto jogadores e como tem essa conversa com a administração? Nuno Santos, o que tem faltado e o motivo desta demora?
"Não se passa nada, trata-se do processo da lesão e perceber que tem de passar etapas. Toda a gente sabia que a recuperação ia ser mais demorada. É a forma dele, a mentalidade dele é fora do normal. Disse-me 'mister, para o Ath. Bilbao [a 28 de janeiro] já pode contar comigo'. Não é fácil, só um guerreiro conseguiria estar tanto tempo e manter esta mentalidade, sofrer muito com os colegas. Está tudo normal, está no seu processo mais demorado, tem havido crescimento no sentido de estar mais perto do regresso, mas não consigo dizer tempos. É um jogador importante para nós e para o grupo, a exigência dele é mázxima para com os colegas. Morita e Matheus Reis? Não vão sair no mercado".
Luis Guilherme está pronto para ser titular amanhã? Como está o Pote e o Ionnidis? Há mais alguma lesão?
"O Diomande está aleijado. Está fora do jogo. Já disse ao doutor que estou dormente, já me podem picar à vontade. Veio da seleção lesioanado. Pote e Fotis? Estão os dois fora para já, o Pote está no processo final, não sei dizer se estará ponto para o PSG, o Fotis é muito o dia a dia para perceber quando poderá estar disponível. Guilherme? É um miúdo inteligente, já disse que é um miúdo que nos pode dar soluções em várias zonas, gosta de jogar mais à direita, mas dá-nos solução à esquerda e por dentro. Nessa perspetiva, quando olhámos para ele, dá-nos várias soluções, tem uma qualidade técnica muito boa, tem um perfil de crescimento enorme. Acho que vai ser um jogador importante no Sporting".
Situação de Daniel Bragança
"Está o Morita, o Dani. O Dani é diferente, teve uma paragem longa. Está nesse processo de adquirir minutos para ir crescendo, esta semana foi importante. Está a 100%, fico feliz por poder contar com ele, é importante para a equipa, acrescenta muita qualidade nas nossas dinâmicas".
O que é uma boa época para o Sporting sendo realista? Os objetivos.
"Se fosse para a parte estatística estávamos a fazer uma boa época, FC Porto está a fazer uma época fora do normal. Estamos dentro de uma boa época, mas não chega. Não chega para sermos novamente campeões, não vai chegar o que fizemos nos últimos dois anos. Fizemos 42 pontos, temos de fazer mais na segunda volta porque não chegou para estarmos em primeiro. Temos de ter isso bem cientes, o nosso objetivo será fazer melhor e temos de o fazer. Temos uma eliminatória com o AVS para jogar em nossa casa [Taça de Portugal]. Vamos lutar ao máximo por esses dois objetivos e fazer o melhor possível na Liga dos Campeões".









































