Leverkusen 1-5 Bayern: como Nagelsmann superou Seoane no duelo dos jovens técnicos | OneFootball

Leverkusen 1-5 Bayern: como Nagelsmann superou Seoane no duelo dos jovens técnicos | OneFootball

Icon: Fussball Brasil

Fussball Brasil

·18 de outubro de 2021

Leverkusen 1-5 Bayern: como Nagelsmann superou Seoane no duelo dos jovens técnicos

Imagem do artigo:Leverkusen 1-5 Bayern: como Nagelsmann superou Seoane no duelo dos jovens técnicos

Após um longo período sem jogos na Bundesliga, por conta da Data FIFA, a expectativa era grande no retorno das partidas, em especial no domingo. Bayer Leverkusen (2°) e Bayern de Munique (1°) se encontrariam numa BayArena lotada (foi a primeira rodada com a liberação total do estádio), em um confronto que prometia ser bem equilibrado e valia a liderança da competição.

Aos 3 minutos de jogo, no entanto, veio o primeiro balde de água fria na torcida local: em cobrança de falta lateral, Kimmich encontrou Upamecano livre na área e Lewandowski, de letra, abriu o placar. A partir daí, o que se viu foi um massacre do Bayern, que marcou 4 gols entre os minutos 30 e 37 para liquidar a partida ainda no primeiro tempo. O Leverkusen foi superado, técnica e taticamente.


Vídeos OneFootball


Formações iniciais

Desfalcado de 4 volantes (Andrich, Aranguiz, Baumgartlinger e Palacios), Gerardo Seoane começou a partida com seu tradicional 4-2-3-1, dessa vez usando Amiri e Demirbay a frente da defesa. O Bayern inicia no mesmo esquema, com Süle pelo setor direito da defesa.

Formações iniciais de Leverkusen e Bayern

A construção do Bayern

Em posse da bola, o Bayern de Nagelsmann optou por construir suas jogadas em uma estrutura 3-1-5-1: Süle geralmente ficava mais próximo a Upamecano e Lucas Hernández, formando uma linha de 3 na defesa; enquanto Gnabry e Alphonso Davies eram os responsáveis por dar amplitude ao time. Durante essa fase de construção, Kimmich recuava para oferecer uma linha de passe a mais, com Goretzka sendo adiantado a linha dos meias Sané e Müller.

Estrutura do Bayern na fase de construção: 3-1-5-1 (Foto: REPRODUÇÃO/Sky Sports)

Superioridade numérica na saída de bola e na pressão

Essa estrutura ofensiva do Bayern foi a base de uma das chaves do jogo: a superioridade numérica do time da Baviera contra seu adversário, em diversos setores do campo. Ao tentar pressionar, o Leverkusen simplesmente não tinha jogadores suficientes para realmente incomodar os defensores do Bayern: isso fez com que a primeira linha de pressão, geralmente com Schick e Wirtz, fosse facilmente superada, deixando espaço pelo centro do campo, que foi explorado pelo Bayern.

Superioridade numérica do Bayern na construção (Foto: REPRODUÇÃO/Sky Sports)

Mesmo nos momentos em que subiu com mais jogadores para pressionar, o Leverkusen não teve sucesso. Na origem do segundo gol, por exemplo, Goretzka recua e Demirbay decide subir com ele para pressionar, gerando um espaço em suas costas - um passe rápido para Müller deixa o Bayern em ótimas condições para atacar, em um cenário de 6 contra 5.

Construção do segundo gol do Bayern (Foto: REPRODUÇÃO/Sky Sports)

O Bayern também fez uso dessa superioridade numérica, gerada por suas movimentações, ao pressionar o Leverkusen em seu campo. Nesse cenário, Müller e Lewandowski buscavam fechar as linhas de passe por dentro, induzindo o jogador rival a sair jogando pelas laterais.

Müller e Lewandoswki fechando as linhas de passe pelo centro (Foto: REPRODUÇÃO/Sky Sports)

Ao induzir o passe pelas laterais do campo, os jogadores do Bayern então já se movimentavam de modo a pressionar o lateral adversário com superioridade numérica - isso gerou uma enorme dificuldade ao Leverkusen, que conseguiu encaixar pouquíssimas saídas "limpas" durante o primeiro tempo, facilitando a retomada da bola por parte do Bayern. Esse comportamento defensivo foi responsável por gerar o quarto gol da partida: o Leverkusen realiza a saída de bola recuando para um de seus zagueiros, que aciona Frimpong próximo a linha lateral - a pressão ocorre e o Bayern retoma a posse, acelera e marca mais um gol, 4 toques depois.

Superioridade numérica nas alas (Foto: REPRODUÇÃO/Sky Football)

O Bayer Leverkusen foi encontrar algumas soluções apenas no segundo tempo, com a alteração promovida por seu técnico: Paulinho foi sacado para a entrada de Tapsoba, zagueiro. A equipe passou a se defender com uma linha de 5 jogadores e conseguiu estancar a sangria. Após belo passe de Wirtz, Schick ainda marcou um gol para o Leverkusen, mas a desvantagem era grande demais para ser revertida.

O Bayern de Julian Nagelsmann segue evoluindo e surge como candidato forte a todas as competições da temporada. Alguém será capaz de parar esse time na Alemanha?

Saiba mais sobre o veículo