Gazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025
Libertadores e Sul-Americana: finais terão impedimento semiautomático e tecnologia da linha do gol

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 de novembro de 2025

A Conmebol anunciou nesta quarta-feira que as finais da Copa Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo, e da Copa Sul-Americana, entre Atlético-MG e Lanús, terão as tecnologias do impedimento semiautomático (SAOT) e da linha do gol (GLT), assim como aconteceu nas decisões dos torneios continentais da última temporada.
O sistema também foi utilizado na final da Recopa de 2025. Na avaliação da Conmebol, a implementação foi bem-sucedida e por isso seguirá nas decisões de 2025. As tecnologias, porém, não foram utilizadas nem na fase de grupos, nem em outras fases do mata-mata dos torneios neste ano.
A Conmebol, através da Comissão de Árbitros explicou que os sistemas utilizam 24 câmeras especializadas, instaladas ao redor do estádio, 14 para o GLT e 10 para o SAOT, que operam com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução superior a 500 píxeis por metro.
Com um rastreamento ótico automatizado que registra a posição em tempo real de cada jogador e da bola, os sistemas processam mais de um milhão de pontos de dados por segundo, o que permite a determinação altamente precisa de impedimentos e lances na linha do gol. Isso, portanto, garante decisões mais rápidas, precisas e confiáveis.
Palmeiras e Flamengo decidirão uma final de Libertadores pela segunda vez e fazem a sétima final entre brasileiros na competição continental. As equipes se enfrentam no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.
A final da Sul-Americana, por sua vez, será entre Atlético-MG e Lanús. O jogo decisivo acontece no dia 22 de novembro, no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai.









































