Blog do São Paulo
·29 de setembro de 2025
Líder admite: “Torcida Que Conduz” foi registrada em seu nome, não ao São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsBlog do São Paulo
·29 de setembro de 2025
Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
Líder admite: “Torcida Que Conduz” foi registrada em seu nome, não ao São Paulo
Em meio a polêmicas recentes nas redes sociais, um dos líderes de organizada do São Paulo FC, conhecido como Baby, veio a público esclarecer que registrou a expressão “Torcida Que Conduz” em seu próprio nome no INPI, o órgão federal responsável por marcas e patentes. Ele reiterou que nunca cobrou qualquer valor do clube pelo uso do slogan e que a instituição recebe 100% dos lucros originados com a frase, destacando seu orgulho pelo sucesso da criação entre a torcida são-paulina.
Segundo Baby, a decisão de registrar o slogan partiu não com o intuito financeiro, mas para proteger a propriedade intelectual e impedir o uso comercial da frase por rivais ou terceiros não ligados ao Tricolor. Ele afirmou que sua ação garante ao São Paulo o direito de explorar “Torcida Que Conduz”, sem repassar nada ao detentor da patente, reforçando que, para ele, a propagação do mantra já é motivo de enorme satisfação pessoal.
O líder enfatizou ainda que nenhuma acusação de ganho ilícito se sustenta, reforçando estar amparado pela legislação de marcas e patentes. Ele repudiou acusações de obter vantagem financeira em cima do clube e avisou que tomará medidas legais contra quem propagar esse tipo de informação sem provas. Baby também salientou que sempre esteve aberto a esclarecimentos e nunca escondeu o registro feito em seu nome.
Por fim, Baby lamentou ataques recebidos nas redes sociais e relembrou que a expressão nasceu do movimento coletivo da torcida, ganhando popularidade durante mobilizações em apoio ao time que evitaram o rebaixamento em 2017. Ele reforçou que não há qualquer referência ao nome São Paulo FC no registro e que o procedimento é legal e comum para proteger direitos de criadores dentro do ambiente esportivo nacional. Qual sua opinião?
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo