Líder e lanterna separados por apenas 11 pontos: o curioso caso do Campeonato Polonês | OneFootball

Líder e lanterna separados por apenas 11 pontos: o curioso caso do Campeonato Polonês | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·30 de janeiro de 2026

Líder e lanterna separados por apenas 11 pontos: o curioso caso do Campeonato Polonês

Imagem do artigo:Líder e lanterna separados por apenas 11 pontos: o curioso caso do Campeonato Polonês

Já pensou em uma liga onde o primeiro e o último colocados estão separados por apenas 11 pontos? Na edição 2025/26 da Ekstraklasa, o principal campeonato da Polônia, isso é a realidade.

Após a 18ª rodada, o Campeonato Polonês mostra uma competitividade notável, com o líder Wisla Plock e o lanterna Termalica Nieciecza em extremos opostos da tabela, mas com uma diferença de pontos consideravelmente pequena.


Vídeos OneFootball


Mas há mais, caro leitor. Muito mais. O poderoso Legia Warszawa - maior campeão do torneio com 15 títulos - terminou a temporada 2024/25 com a Copa da Polônia, garantindo participação nas competições europeias do ano seguinte - mas agora luta para não ser rebaixado, ocupando atualmente a penúltima posição.

São essas bizarras realidades - permita-nos o termo - que fazem do futebol o esporte mais popular do mundo e situações como essas merecem atenção especial. Há muito para explorar, desde dados a fatos curiosos.

Com isso em mente, conversamos com Olaf Kedzior, jornalista polonês do portal WP SportoweFakty, para entender melhor a situação do campeonato.

Ekstraklasa 2025/26 está fervendo

Antes de prosseguirmos para a visão do nosso entrevistado - que descreve a situação como "muito rara" -, é importante explicar o contexto atual da Ekstraklasa e destacar alguns dados da edição atual do torneio.

Para começar, a liderança do campeonato é compartilhada por Wisla Plock e Górnik Zabrze - ambos com 30 pontos antes da 19ª rodada. No entanto, devido à diferença de gols, é o time de Plock que ocupa, por ora, o trono polonês.

Comandados por Mariusz Misiura - um "treinador brilhante" e que "conhece profundamente a liga", segundo Olaf Kedzior -, o Wisla obteve sete vitórias, nove empates e apenas duas derrotas em 18 jogos. O mais surpreendente é que a equipe conseguiu oito dos nove empates nas últimas dez rodadas.

Além disso, o Wisla Plock sofreu apenas 12 gols até agora e tem se destacado pela consistência defensiva. Ofensivamente, marcou apenas 21 gols - um número inferior ao do... último colocado Termalica Nieciecza - que marcou 24 gols.

Ademais, do primeiro ao nono lugar, a diferença é de apenas seis pontos, o que significa que muita coisa pode mudar em poucos dias/rodadas.

A essa velocidade, a disputa pelo título, assim como pelas vagas nas competições europeias, será certamente acirrada e emocionante até o fim. Na parte inferior da tabela, ninguém está seguro do rebaixamento - nem mesmo o gigante Legia Warszawa.

Do décimo ao 18º lugar, todas as equipes estão, no cenário atual, em risco de rebaixamento, já que os dois postos mencionados têm uma distância de... dois pontos! Algo verdadeiramente surpreendente, caro leitor.

Diante deste cenário quase utópico, decidimos entrar em contato com o jornalista polonês Olaf Kedzior, que nos oferece um retrato atual da primeira divisão da Polônia.

"É, sem dúvida, uma situação muito rara e que mostra que a Ekstraklasa carece de equipes dominantes, capazes de manter uma boa forma durante grande parte da temporada e vencer muitos jogos. Os principais candidatos ao título eram o Jagiellonia Bialystok e o Lech Poznan, mas quem lidera atualmente é o recém-promovido Wisla Plock, que empata com frequência", começou por contar. 

Quanto ao equilíbrio sentido nesta fase da temporada, Olaf encontra na queda de rendimento de algumas equipes uma possível explicação: "Esta temporada é, claramente, uma exceção, dá para sair do fundo da tabela e chegar rapidamente aos lugares de cima", explicou. 

"É difícil explicar, algumas equipes começaram muito bem a temporada e começaram, subitamente, a apresentar um futebol muito fraco, como o Cracovia Kraków. No entanto, o Wisla Plock está claramente superando as expectativas - apesar de não apresentar um futebol vistoso, é um conjunto eficaz e consistente, capaz de somar pontos", continuou.

Num momento em que as equipes, os jogadores e a própria liga da Polônia começam a ganhar mais visibilidade, perguntamos ao jornalista do portal WP SportoweFakty sobre a estrutura e os pontos fundamentais do campeonato em questão. O que mudou para que exista uma discrepância menor entre todos os envolvidos?

"O futebol polonês é bastante interessante, especialmente agora que, após muitos anos, os clubes voltaram a participar ativamente das competições europeias e a receber mais investimento. O principal ponto negativo continua sendo o nível de jogo, que é manifestamente insuficiente", começa por afirmar.

"Este fator também evidencia o quão distante está o futebol polonês em relação a ligas como as de Espanha, Itália ou Portugal, por exemplo. Ainda assim, é relativamente normal que as equipes no topo tenham dificuldades em manter a forma e vencer de forma consistente, face ao nível competitivo e à qualidade dos jogadores", acrescenta.

Por fim, pedimos a Olaf uma previsão para o desfecho da Ekstraklasa 2025/26: "Antes do início da temporada, previ que o Jagiellonia Bialystok seria campeão e, apesar de não liderar atualmente, continuo a acreditar nisso. Do ponto de vista futebolístico, é a melhor equipe do campeonato, capaz de manter um equilíbrio nas exibições", analisou. 

"«Ainda assim, não ficaria surpreso caso o Wisla Plock consiga manter o primeiro lugar até ao final. A liga polonesa não tem equipes dominantes, mas eles encontraram uma fórmula de aguentar a liderança e se esse rendimento se mantiver, podemos assumir que estarão pelo menos nas competições europeias da próxima temporada", finalizou. 

Com cerca de meia temporada por disputar, quantas surpresas teremos no final da equilibrada e quente Ekstraklasa 2025/26?

Saiba mais sobre o veículo