Liga de futebol brasileiro volta a ser assunto entre dirigentes e pode acontecer sem todos os clubes | OneFootball

Icon: Mercado do Futebol

Mercado do Futebol

·24 de setembro de 2021

Liga de futebol brasileiro volta a ser assunto entre dirigentes e pode acontecer sem todos os clubes

Imagem do artigo:Liga de futebol brasileiro volta a ser assunto entre dirigentes e pode acontecer sem todos os clubes

Depois de esfriar por brigas, a Liga de clubes conseguiu uma nova tração tocada por um núcleo mais restrito de dirigentes.

Segundo informações do UOL, a famosa Liga entre os clubes brasileiros voltou a ser pauta nessa semana. De acordo com a fonte, já se iniciou inclusive um debate sobre a questão financeira da liga, ponto dos mais sensíveis.


Vídeos OneFootball


A questão é que, como nem todos estão envolvidos nas discussões, será preciso saber se haverá adesão em massa dos clubes. Com isso, não se descarta uma liga sem todos os clubes.

A Liga, inicialmente, foi criada com o apoio dos 40 clubes das Séries A e B. Todos os envolvidos assinaram um documento dizendo que organizariam a Liga Brasileira. Houve reuniões que definiam prazos curtos para a entidade ser fundada efetivamente.

Porém, segundo fontes, houve uma briga no último encontro coletivo, envolvendo o homem-forte do Athletico, Mário Celso Petraglia, o que travou as discussões. Naquele momento, a Liga já tinha um estatuto feito. Também estavam pré-definidas questões como a governança da entidade e modelos econômicos. Faltava um aval do colégio geral de clubes.

Com a confusão formada, o andamento do projeto da Liga foi paralisado e os dirigentes começaram a ficar descrentes de ainda levar o projeto da Liga adiante. A disputa entre Flamengo e os outros clubes no STJD por causa da presença de público também piorou a situação.

Fora dos holofotes, um grupo de dirigentes continuou a conversa a respeito da criação da Liga, com acordos financeiros já estabelecidos, e sem o conhecimento de alguns clubes. O que geraria a ausência dos mesmos na liga.

Neste caso, sem adesão de todos, a Liga perderia legitimidade para organizar o Brasileiro em um primeiro momento. A ideia, no entanto, é que a união de um grupo grande de clubes para negociar direitos acabaria por atrair aqueles que estivessem mais resistente no início.

Foto de Getty Images

Saiba mais sobre o veículo