Gazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026
Liga dos Campeões se prepara para uma vibrante rodada final

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026

Pelo segundo ano consecutivo, desde a introdução do novo formato da competição na temporada passada, a Liga dos Campeões europeia viverá uma emocionante “quarta-feira” por ocasião da decisiva oitava e última jornada.
Com 18 partidas sendo disputadas simultaneamente, o futebol europeu conhecerá a identidade das equipes que terminam no Top 8 (classificação direta às oitavas de final). Além disso, conheceremos os que irão ao play-off de repescagem (do nono ao vigésimo quarto) e os que ficam diretamente eliminados.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Dois alunos chegam ao último dia com os deveres feitos, já classificados matematicamente para as oitavas: Arsenal (1º, 21 pontos) e Bayern de Munique (2º, 18 pontos), que perderam no fim de semana em suas respectivas ligas.
Para o Arsenal, o objetivo agora é vencer em casa o Kairat Almaty, em um duelo entre líder e lanterna, para selar um pleno de oito vitórias e demonstrar ao continente que é o time do momento.
O Bayern precisa apenas de um ponto em Eindhoven contra o PSV para assegurar o segundo lugar. Com isso, garantir uma teórica melhor posição no quadro de eliminatórias, que será disputado ao estilo de um torneio de tênis e ficará definido ao término desta jornada.
Na parte de baixo, quatro equipes estão matematicamente eliminadas, sem chances de chegar ao play-off: Eintracht Frankfurt, Slavia Praga, Villarreal e Kairat Almaty.
Na temporada passada, dois novos ricos do futebol europeu, Paris Saint-Germain e Manchester City, chegaram à oitava jornada com a ameaça da eliminação sobre suas cabeças. Sobreviveram então, obtendo vaga no play-off, e o time francês acabou sendo campeão do torneio.
Desta vez, não há gigantes tão grandes contra as cordas, e o principal clube em risco parece ser o Napoli. Atual campeão da Itália, que chega como 25º colocado, em posição de eliminação virtual, antes de receber o Chelsea (8º) no estádio Diego Maradona.
Antonio Conte, treinador do Napoli, mede forças com o clube londrino que dirigiu entre 2016 e 2018 e foi campeão inglês em 2017.
O outro grande reencontro da noite será no Estádio da Luz, onde José Mourinho, atual técnico do Benfica, receberá um Real Madrid que dirigiu entre 2010 e 2013.
O Real Madrid (3º, 15 pontos) está em boa posição para se classificar, mas sem margem para excesso de confiança diante de um Benfica que é 29º. O clube português precisa vencer obrigatoriamente para manter vivo o sonho de chegar ao play-off.
“O Real Madrid é sempre favorito na Liga dos Campeões. Há grandes equipes, mas esta é a nossa competição”, sentenciou o novo treinador merengue, Álvaro Arbeloa.
Assim como o Real, também depende de si para terminar no Top 8 o Barcelona (9º, 13), que joga em casa contra o Copenhague (26º).
O Atlético de Madrid (12º, 13), que recebe o Bodo/Glimt (28º), quer vencer para tentar chegar ao Top 8. Enquanto o Athletic Bilbao (23º), que joga como mandante contra o Sporting de Lisboa (10º), tem nas mãos a chance de entrar no play-off.
O atual campeão do torneio, o Paris Saint-Germain, perdeu na semana passada para o Sporting de Lisboa na sétima jornada. Apesar do resultado, segue dependendo de si para terminar entre os oito primeiros desta fase de grupos.
“Estamos em um momento complicado, com imprecisões. Os jogadores não são máquinas”, admitiu o treinador espanhol Luis Enrique.
Seu time começa a última rodada na sexta posição, empatado com 13 pontos com seu rival de quarta-feira, o Newcastle (7º). O PSG não conseguiu vencer o clube inglês quando se enfrentaram na fase de grupos duas temporadas atrás (derrota por 4–1 e empate por 1–1).
O Liverpool, muito irregular na Premier League, foi o vencedor da fase regular da Champions na campanha passada. Desta vez chega ao último dia em quarto (15 pontos) e está em posição favorável antes de receber o Qarabag, do Azerbaijão (18º), em Anfield.
*Com conteúdo da AFP.









































