Território MLS
·24 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·24 de janeiro de 2025
Segundo clube mais jovem da Liga MX, perdendo apenas para o Atlético San Luís, o Tijuana tem apenas 18 anos de história. o Club Tijuana foi fundado em 2007. O nome da equipe foi posteriormente alterado para Club Tijuana Xoloitzcuintles de Caliente.
O proprietário Jorge Hank Rhon anunciou a construção do Estádio Caliente, um novo estádio com capacidade para 33.333 pessoas perto do Agua Caliente Racetrack.
Jorge Alberto Hank, de 28 anos, filho de Jorge Hank Rhon, é o presidente da equipe. Ele anunciou várias vezes que seu objetivo a curto prazo era ser promovido para a Primera División de México.
Eles foram campeões do Torneo Apertura 2010 depois de derrotar o Veracruz por 3 x 0 em uma série de duas partidas. A equipe avançou para a Primera División de México com uma vitória em casa sobre o Irapuato por 2 x 1. Faria história ao conquistar a Primeira División pela primeira vez em 2012, com duas vitórias sobre o Toluca.
Em 2013, disputou a Copa Libertadores da América pela primeira vez, obtendo na primeira fase uma vitória por 1 x 0 sobre o Millonarios, uma goleada sobre o San José por 4 x 0 e uma vitória por 1 x 0 sobre o Corinthians nos primeiros jogos.
Posteriormente, uma derrota de 3 x 0 para o Corinthians, um empate de 1 x 1 com o San José e uma vitória de 1 x 0 sobre o Millonarios classificando-se para as oitavas de final como o melhor segundo colocado do torneio pelo saldo de gols. No jogo de ida das oitavas de final no Estádio Caliente a equipe empatou em 0-0 com o Palmeiras.
O jogo de volta foi no dia 14 de maio no Estádio do Pacaembu em São Paulo, quando o Tijuana surpreendeu o time brasileiro em pleno Pacaembu lotado pela torcida adversária, vencendo a partida por 2 x 1 e passando para as quartas de final da competição.
No jogo de ida das quartas de final, em Tijuana, o time mexicano não passou de um empate por 2 x 2 contra o campeão na oportunidade, Atlético Mineiro. O jogo de volta foi no dia 30 de maio no Estádio Independência em Belo Horizonte, quando o Tijuana segurou o empate por 1 x 1 contra o time brasileiro mas acabou sendo eliminado da competição por causa do gol fora de casa, já que a equipe brasileira marcou duas vezes no jogo de ida no México das quartas de final da Libertadores 2013.
Naquele jogo, inclusive, o Tijuana teve a chance de ouro para avançar às semifinais, quando teve um pênalti a favor aos 48 minutos do segundo tempo. O atacante Riascos, que era conhecido como Neymar do México pelo penteado, encarregou-se da cobrança. Ele chutou no meio do gol, mas o goleiro Victor alcançou o chute com seu pé esquerdo e classificou o Atlético às semifinais.
O clube foi campeão do campeonato mexicano pela primeira vez em 2012 e em 2010, conquistou a chamada Liga de Ascenso.
A equipe atualmente é treinada pelo ex-São Paulo, o colombiano Juan Carlos Osório. O Clube foi derrotado na estreia do campeonato nacional e buscará a redenção nesta quinta-feira (16), às 23h10 (horário de Brasília), contra o América, fora de casa.