Território MLS
·21 de janeiro de 2025
Liga MX 25-26: conheça o FC Juárez, os Bravos de Chihuahua

In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·21 de janeiro de 2025
O FC Juárez foi fundado em 2015 por um grupo binacional de seis famílias, duas da cidade fronteiriça de El Paso, no Texas e quatro de Ciudad Juárez, no México, tornando-se um dos poucos clubes com investidores estrangeiros no futebol mexicano e marcando o retorno do esporte profissional da Ciudad Juárez pela primeira vez desde 2012.
Isso ocorreu depois que a franquia anterior, Club de Fútbol Indios, foi rebaixada da Liga MX, sofreu com má gestão e acabou sendo extinta.
Em 7 de junho de 2015, foi anunciado oficialmente pelos funcionários da Liga de Ascenso que o FC Juárez competiria na Liga de Ascenso, começando na temporada Apertura 2015. No dia 5 de dezembro de 2015, após um início de temporada muito bem-sucedido, a equipe encerrou a campanha de 2015 em segundo lugar, e o FC Juárez conquistou seu primeiro título da Liga de Ascenso ao vencer o Atlante por 3 a 1 no agregado.
Dessa maneira, ganhando assim o direito de jogar a final promocional na Liga de Ascenso. O time não se classificou para os playoffs da Clausura 2016 e perdeu a final promocional contra o Necaxa.
Na temporada seguinte, Juárez não conseguiu se classificar para os playoffs. Na temporada Clausura 2017, Juárez perdeu a final contra o Lobos BUAP com um placar agregado de 4 a 2.
Para a temporada 2017-18 do Ascenso MX, a liga anunciou que Juárez era uma das seis equipes da Liga de Ascenso elegíveis para promoção à Liga MX na temporada seguinte. Na temporada Apertura 2017, Juárez perdeu sua segunda final consecutiva, contra o Alebrijes de Oaxaca, nos pênaltis.
Em 11 de junho de 2019, Juárez substituiu Lobos BUAP na Liga MX depois que o grupo binacional fundador comprou a franquia que estava em dificuldades, devolvendo o futebol de alto nível a Ciudad Juárez.
Eles desenvolveram uma rivalidade amistosa e transfronteiriça com a El Paso Locomotive do USL Championship desde que o time começou a jogar em 2019. O estádio do FC Juárez é o Benito Juárez, que tem capacidade para 22.300 pessoas.
Ciudad Juárez é uma cidade de mais de um milhão de habitantes localizada no estado de Chihuahua, no norte do México. Ela faz fronteira com os Estados Unidos. Uma avenida a separa de El Paso, no Texas. E isso ajuda a explicar tanta violência.
O ponto central é o narcotráfico. A proximidade com os Estados Unidos torna Ciudad Juárez estratégica para o envio de drogas ao país vizinho. O comércio era controlado por um cartel local, que acabou desafiado pela expansão do maior grupo criminoso do país, o cartel de Sinaloa, comandado por El Chapo Guzmán, preso desde 2014.
Os grupos passaram a se enfrentar, e o governo precisou avançar contra ambos. A gestão do presidente Felipe Calderón Hinojosa (2006-2012) fez uma forte investida contra o tráfico, e isso envolveu Ciudad Juárez. Em 2008, o governo enviou mais de 2 mil militares à cidade. A reação foi furiosa; a violência chegou ao pico.
Atualmente os Bravos são treinados pelo brasileiro Mauricio Barbieri, ex-treinador de EB Bragantino, Vasco e Flamengo. Entre os conhecidos podemos destacar o atacante colombiano Óscar Estupiñan, que teve uma passagem rápida pelo Bahia e o meia Guilherme Castilho, brasileiro que passou pelo Ceará.
Na quinta colocação da Liga MX, com 4 pontos, o FC Juaréz encara o León na próxima rodada. Após vencer o Guadalajara em casa, os Bravos viajam para cidade de León onde no próximo sábado (25), às 20h (horário de Brasília), fora de seus domínios.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo