Liga MX 25-26: conheça o FC Juárez, os Bravos de Chihuahua | OneFootball

Liga MX 25-26: conheça o FC Juárez, os Bravos de Chihuahua | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Território MLS

Território MLS

·21 de janeiro de 2025

Liga MX 25-26: conheça o FC Juárez, os Bravos de Chihuahua

Imagem do artigo:Liga MX 25-26: conheça o FC Juárez, os Bravos de Chihuahua

O FC Juárez foi fundado em 2015 por um grupo binacional de seis famílias, duas da cidade fronteiriça de El Paso, no Texas e quatro de Ciudad Juárez, no México, tornando-se um dos poucos clubes com investidores estrangeiros no futebol mexicano e marcando o retorno do esporte profissional da Ciudad Juárez pela primeira vez desde 2012.

Isso ocorreu depois que a franquia anterior, Club de Fútbol Indios, foi rebaixada da Liga MX, sofreu com má gestão e acabou sendo extinta.


Vídeos OneFootball


Em 7 de junho de 2015, foi anunciado oficialmente pelos funcionários da Liga de Ascenso que o FC Juárez competiria na Liga de Ascenso, começando na temporada Apertura 2015. No dia 5 de dezembro de 2015, após um início de temporada muito bem-sucedido, a equipe encerrou a campanha de 2015 em segundo lugar, e o FC Juárez conquistou seu primeiro título da Liga de Ascenso ao vencer o Atlante por 3 a 1 no agregado.

Dessa maneira, ganhando assim o direito de jogar a final promocional na Liga de Ascenso. O time não se classificou para os playoffs da Clausura 2016 e perdeu a final promocional contra o Necaxa.

LEIA AINDA:

Liga MX 25-26: conheça o Club León, o algoz do Flamengo

Liga MX 25-26: conheça o Monterrey, Los Rayados

Título da segunda divisão

Na temporada seguinte, Juárez não conseguiu se classificar para os playoffs. Na temporada Clausura 2017, Juárez perdeu a final contra o Lobos BUAP com um placar agregado de 4 a 2.

Para a temporada 2017-18 do Ascenso MX, a liga anunciou que Juárez era uma das seis equipes da Liga de Ascenso elegíveis para promoção à Liga MX na temporada seguinte. Na temporada Apertura 2017, Juárez perdeu sua segunda final consecutiva, contra o Alebrijes de Oaxaca, nos pênaltis.

A volta do futebol

Em 11 de junho de 2019, Juárez substituiu Lobos BUAP na Liga MX depois que o grupo binacional fundador comprou a franquia que estava em dificuldades, devolvendo o futebol de alto nível a Ciudad Juárez.

Eles desenvolveram uma rivalidade amistosa e transfronteiriça com a El Paso Locomotive do USL Championship desde que o time começou a jogar em 2019. O estádio do FC Juárez é o Benito Juárez, que tem capacidade para 22.300 pessoas.

A queda do FC Juárez

Ciudad Juárez é uma cidade de mais de um milhão de habitantes localizada no estado de Chihuahua, no norte do México. Ela faz fronteira com os Estados Unidos. Uma avenida a separa de El Paso, no Texas. E isso ajuda a explicar tanta violência.

O ponto central é o narcotráfico. A proximidade com os Estados Unidos torna Ciudad Juárez estratégica para o envio de drogas ao país vizinho. O comércio era controlado por um cartel local, que acabou desafiado pela expansão do maior grupo criminoso do país, o cartel de Sinaloa, comandado por El Chapo Guzmán, preso desde 2014.

Os grupos passaram a se enfrentar, e o governo precisou avançar contra ambos. A gestão do presidente Felipe Calderón Hinojosa (2006-2012) fez uma forte investida contra o tráfico, e isso envolveu Ciudad Juárez. Em 2008, o governo enviou mais de 2 mil militares à cidade. A reação foi furiosa; a violência chegou ao pico.

O Juaréz atual

Atualmente os Bravos são treinados pelo brasileiro Mauricio Barbieri, ex-treinador de EB Bragantino, Vasco e Flamengo. Entre os conhecidos podemos destacar o atacante colombiano Óscar Estupiñan, que teve uma passagem rápida pelo Bahia e o meia Guilherme Castilho, brasileiro que passou pelo Ceará.

Na quinta colocação da Liga MX, com 4 pontos, o FC Juaréz encara o León na próxima rodada. Após vencer o Guadalajara em casa, os Bravos viajam para cidade de León onde no próximo sábado (25), às 20h (horário de Brasília), fora de seus domínios.

Saiba mais sobre o veículo