Esporte News Mundo
·08 de setembro de 2026
Lista de indicados à Bola de Ouro tem três brasileiros e domínio de jogadores do PSG

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·08 de setembro de 2026

A Revista France Football anunciou, durante a manhã desta terça-feira (08), os 30 jogadores indicados para a Bola de Ouro de 2026, cujo vencedor será anunciado no dia 26 de outubro em Londres, na Inglaterra. A lista surpreendeu por fatores que envolvem o domínio do Paris Saint-Germain, com dez indicados, e a presença de três jogadores de ligas não-europeias, dois deles vindos da Liga Saudita.
O período considerado elegível para a premiação foi de 1 de agosto de 2025 a 31 de julho de 2026, englobando a Copa do Mundo e considerando, então, a temporada 2025/26, levando uma temporada em consideração, ao invés de um ano de janeiro a dezembro, pela quinta vez na história.
Três brasileiros garantiram vaga entre os 30 da lista final, totalizando um décimo dos concorrentes: Vinícius Júnior (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (Paris Saint-Germain). O primeiro teve 22 gols e dez assistências em 53 jogos na última temporada, enquanto dos dois zagueiros foram campeões por seus clubes.
Marquinhos foi campeão e parte da seleção da UEFA Champions League na temporada 2025/26. Foram 32 jogos e dois gols ao longo de toda a temporada que também lhe rendeu o Campeonato Francês e a Supercopa da UEFA de 2025.
Já Gabriel Magalhães foi vice-campeão da Champions League, mas foi pilar da campanha que colocou o Arsenal no topo da Premier League novamente após 22 anos. Ele esteve presente em 49 jogos dos Gunners, marcando em quatro oportunidades e dando cinco assistências.
Os três jogadores estiveram na campanha do Brasil na Copa do Mundo, encerrada após a derrota para a Noruega nas oitavas de final.
O Paris Saint-Germain, com seus dez represetantes – um terço do total -, domina a lista tanto enquanto clube, quanto para a Ligue 1, já que é o único time da primeira divisão francesa a ter representantes nesta edição. Real Madrid e Barcelona dividem, com quatro indicados cada, a hegemonia de La Liga, enquanto Arsenal, Chelsea, Manchester United e Manchester City, somados, geraram sete indicações para a Premier League.
No caso de La Liga, as presenças de Rodri (Barcelona) e Cucurella (Real Madrid) são simbólicas, já que ambos os jogadores disputaram a temporada pelos seus antigos clubes – Manchester City e Chelsea, respectivamente.
Espanha e França tiveram cinco jogadores indicados cada. A campeã do mundo e a quarta colocada, respectivamente, conseguiram jogadores dos três setores de linha do campo (defesa, meio-campo e ataque).
Lionel Messi voltou a ser indicado para a Bola de Ouro após a ausência em 2024 e 2025. O argentino, mais velho entre os indicados (39 anos), foi destaque em sua última Copa do Mundo, nos Estados Unidos, México e Canadá, com oito gols e quatro assistências nas oito partidas disputadas com La Albiceleste, chegando a tomar a frente como o maior artilheiro da história das copas, com 21 gols, até ser ultrapassado por Mbappé.
Pelo Inter Miami, Messi fez 34 jogos, marcou 32 gols e anotou 21 assistências durante o período elegível pela France Football.
Dois jogadores da Saudi Pro League entraram para a lista dos 30 indicados da Bola de Ouro: Sadio Mané, do Al-Nassr, e Julián Quiñones, do Al-Qadsiah. O senegalês foi autor de 17 gols e 8 assistências na temporada, sendo campeão da liga. Na Copa do Mundo, deu apenas uma assistência contra a Noruega e foi eliminado com Senegal nos 16-avos de final, em partida que saiu no início da prorrogação e viu seu time levar a virada contra a Bélgica.
Já o mexicano fez 33 dos 37 gols na temporada na liga saudita, se tornando artilheiro da edição. Pela seleção, marcou quatro gols, sendo um deles o primeiro de toda a competição.
Paris Saint-Germain: 10 indicados;
Barcelona: 4 indicados;
Bayern de Munique: 4 indicados;
Arsenal: 3 indicados;
Manchester City: 2 indicados
Chelsea: 1 indicação;
Manchester United: 1 indicação;
Al-Nassr: 1 indicado;
Al-Qadsiah: 1 indicado;
Inter de Milão: 1 indicado;
Inter Miami: 1 indicado.
Ligue 1 (França): 10 indicados;
La Liga (Espanha): 8 indicados;
Premier League (Inglaterra): 7 indicados;
Bundesliga (Alemanha): 4 indicados;
Saudi Pro League (Arábia Saudita): 2 indicados;
Serie A (Itália): 1 indicado;
Major League Soccer (EUA): 1 indicado.
Espanha: 5
França: 5
Portugal: 4
Brasil: 3
Inglaterra: 3
Argentina: 2
Colômbia: 2
Marrocos: 1
Geórgia: 1
Senegal: 1
México: 1
Noruega: 1
*No caso das indicações por clube e por liga, os números contabilizam jogadores com as duas passagens, o que faz com que eles se repitam e a soma dos números de indicados passe de 30. Isso ocorre por considerar as duas passagens dos jogadores com dois clubes citados dentro do período elegível para a categoria principal da Bola de Ouro.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo



































