oGol.com.br
·20 de dezembro de 2025
Liverpool aproveita expulsão de Simons e vence o Tottenham em Londres

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·20 de dezembro de 2025

O Liverpool foi até Londres e soube aproveitar a vantagem de jogar por quase uma hora com um jogador a mais contra o Tottenham. A vitória por 2 a 1, contudo, acabou sendo muito mais tensa do que qualquer um poderia imaginar, com uma pressão do time da casa nos minutos finais, se lançando em busca do empate mesmo com outro jogador expulso nos acréscimos.
Com os três pontos, o Liverpool empata com o Chelsea com 29 pontos, mas fica atrás nos critérios de desempate, aparecendo na quinta posição. Já o Tottenham, com 22, é apenas o 13º colocado. O próximo compromisso dos Reds é no sábado (27), quando vai receber o lanterna Wolverhampton em Anfield. Já os Spurs jogam no dia seguinte, fora de casa, contra o Crystal Palace.
Os primeiros 45 minutos foram de mais polêmicas do que chances de gols. Enquanto os donos da casa foram para os vestiários com cinco finalizações, sendo só uma no alvo, o Liverpool finalizou quatro vezes, tendo duas na direção certa. Mas o número que parecia mais provável de mudar o placar era o de jogadores em campo, com o Tottenham ficando com um a menos depois de meia hora de partida.
Xavi Simons fez falta forte em Van Dijk e o árbitro de vídeo chamou o árbitro para reavaliar a decisão de cartão amarelo. A repetição mostrou que a entrada de Simons no colega de seleção holandesa foi realmente forte, e a decisão foi mudar a cor do cartão para o vermelho direto.
Para o segundo tempo Arne Slot decidiu voltar com Isak no lugar de Bradley, para aproveitar a superioridade numérica. Não demorou muito para que a mudança fizesse efeito, já que, aos 11, Ekitiké tocou para Florian Wirtz encontrar Isak na cara do gol. A finalização na saída do goleiro fez a bola morrer dentro do gol, abrindo o placar.
No lance, contudo, o camisa 9 dos Reds levou a melhor e teve que dar lugar para Jeremie Frimpong, sendo substituído com, aparentemente, uma lesão mais grave.
Além do azar do atacante sueco, o lance teve o fim de um jejum de Wirtz, uma dos altos investimentos feitos pelo Liverpool na janela de verão, que conseguiu sua primeira assistência na Premier League em seus 16º jogo.
Sem muito mais a perder, o Tottenham foi para o ataque e quase conseguiu a igualdade aos 19 minutos, quando Muani invadiu a área tentou bater cruzado. A bola desviou em Kerkez e subiu, caindo caprichosamente no travessão da meta defendida por Alisson, que não teria muito o que fazer se ela fosse na direção certa.
Pouco tempo depois, ficou claro que a sorte estava mesmo do lado do Liverpool. Frimpong, que entrou no lugar de Isak, avançou pelo lado direto, travou perto da linha de fundo e cruzou. A bola desviou em Spence e ganhou altura, mas para a sorte dos Reds, ela foi cair na cabeça de Eketiké, que levou a melhor na disputa contra Romero e fez um gol estranho, mas decisivo.
Faltando 10 minutos para o fim do jogo, Richarlison entrou em campo na vaga de Muani. Três minutos depois, ele voltou a dar esperanças ao torcedor do Tottenham, aproveitando um corte errado de Van Dijk e o bate-rebate na área para mandar para a rede.
Foi o quinto gol do brasileiro diante do Liverpool, seu sétimo na atual edição da Premier League. E ele ainda ficou perto de fazer mais um, mas não conseguiu aproveitar o lançamento que recebeu nas costas da defesa.
Foram nove minutos de acréscimos no segundo tempo que teve muita discussão com a arbitragem. O Tottenham pressionava em busca do empate, mas voltou a ter um jogador expulso, com o segundo amarelo para o zagueiro Romero em lance infantil que deixou a disputa em 11 contra nove. Mesmo assim, a pressão seguiu até literalmente o último lance, mas o placar não mudou.









































