Luuk de Jong regressa de lesão: a dor de cabeça (positiva) de Francesco Farioli | OneFootball

Luuk de Jong regressa de lesão: a dor de cabeça (positiva) de Francesco Farioli | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·23 de novembro de 2025

Luuk de Jong regressa de lesão: a dor de cabeça (positiva) de Francesco Farioli

Imagem do artigo:Luuk de Jong regressa de lesão: a dor de cabeça (positiva) de Francesco Farioli

Cerca de dez semanas depois, Luuk de Jong voltou a ser opção para Francesco Farioli e tornou a pisar os relvados, após ter recuperado de uma lesão (entorse no joelho esquerdo) sofrida num particular frente ao Lusitânia de Lourosa. O internacional neerlandês disputou pouco mais de 15 minutos e inicia agora uma longa caminhada - com o objetivo de ganhar ritmo.

O ex-PSV rendeu Alan Varela à passagem do minuto 76 e tornou-se o homem mais avançado da formação liderada por Francesco Farioli, tendo estado perto de pintar a exibição ligeiramente positiva com um golo - ou até mesmo uma assistência.


Vídeos OneFootball


Luuk de Jong não quis arriscar em demasia - regressar aos relvados é uma tarefa árdua e que exige paciência -, mas demonstrou toda a sua experiência, delicadeza em cada toque dado em zonas avançadas e instinto apurado no que à procura de espaços para finalizar diz respeito.

O camisola '26' dos dragões ocupa sempre os espaços necessários com frieza, compromisso e antecipação ao adversário. Os primeiros indícios foram positivos e o timoneiro da embarcação da Invicta pode, agora, contar com mais um nome para a lista de avançados portistas. É, certamente, uma adição de peso para o arsenal bélico dos dragões.

Afinal, como foi o retorno de Luuk de Jong?

A amostra pode não ser a mais completa, face ao reduzido número de minutos em campo, mas a presença de Luuk de Jong nos meandros do Dragão - quer no banco de suplentes, quer na zona de aquecimento - não deixaram nenhum adepto indiferente. O experiente avançado emana uma aura diferente, própria de quem já se aventurou por diversas caminhadas.

Como mencionado há pouco, de Jong entrou aos 76 minutos para o lugar do pivot Alan Varela, mas ocupou o lugar que é atribuído habitualmente a Samu - o avançado espanhol do FC Porto saiu do terreno de jogo ao intervalo. Os primeiros minutos foram de algum receio, face à importância do momento, mas Luuk rapidamente se entrosou.

O internacional oferece uma vertente dinâmica e associativa que nenhum ponta de lança do FC Porto possui. É fortíssimo na fase de construção avançada, em que o homem mais adiantado procura recuar ligeiramente e garantir assistência aos construtores. Luuk de Jong realizou essa tarefa na perfeição, frequentemente, e deixou a linha defensiva do Sintrense com a cabeça em água face aos movimentos subtis de rutura.

Trabalhou de forma positiva no interior da área contrária, com pezinhos de lã, e contribuiu de forma ponderada e assertada na fase de levar a bola até à área contrária. Protagonizou diversas combinações (tabelas) importantes para a fluidez natural das dinâmicas ofensivas do FC Porto e provou que a idade é meramente um posto quando a experiência entra na equação.

«Podia ter rematado, mas preferiu procurar a assistência»

Na conferência de imprensa após o jogo, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, elogiou o compromisso e a liderança do camisola '26', que vai agora disputar o lugar de ponta de lança com Samu e Deniz Gul. O técnico dos azuis e brancos falou sobre o papel de líder do neerlandês.

Além dos elogios, Luuk de Jong aparenta ser o homem forte de Farioli. O técnico italiano precisava de uma figura experiente para unir o plantel e transmitir importantes conselhos aos mais novos.

O neerlandês leva, atualmente, um golo em cinco partidas, já que rubricou o tento inaugural na deslocação frente ao Sporting. O seu currículo é invejável e de Jong torna-se uma figura de revelo por todo o lado que passa - em Portugal não será exceção.

Samu mantém o estatuto de titular; Deniz Gul está de pé quente; Será Luuk de Jong uma dor de cabeça boa para Farioli ou irá confundir ainda mais o técnico italiano?

Saiba mais sobre o veículo