Deus me Dibre
·12 de agosto de 2021
Luxemburgo destaca dois tempos distintos e pede simplicidade a Marcinho: “Futebol é simples”

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·12 de agosto de 2021
FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
O Cruzeiro empatou com o Vitória, no Independência, pela 17ª rodada da Série B. Após sair perdendo, chegou a virar o jogo, mas não conseguiu segurar o resultado e acabou amargando mais uma rodada sem vencer em casa. Foi o sétimo empate nos últimos 10 jogos, o que acaba deixando o time estagnado na 15ª colocação do campeonato. Na sua entrevista coletiva pós-jogo, Luxemburgo destacou dois tempos distintos da equipe, ficou “chateado” com a apresentação da primeira etapa e “satisfeito” com a segunda.
Primeiro tempo sim (contrariado), segundo tempo não. Primeiro tempo deixamos o Vitória jogar. No segundo tempo jogamos e o segundo gol saiu por virtude do adversário. Fábio não fez nenhuma defesa, sinal que marcamos em cima. Em dois lances deles, dois gols. Primeiro tempo fico chateado e o segundo satisfeito.
Questionado sobre a melhora da equipe no segundo tempo com as substituições nos dois primeiros jogos sob seu comando, Vanderlei destacou que não fazia sentido esperar para mudar já que o time precisava da vitória. Comentou sobre a mudança de posicionamento do Rafael Sobis e aproveitou para “chamar a atenção” de Marcinho. O técnico pediu simplicidade ao meia, para usar o talento de forma mais simples e frisou que irá “ensinar” ao atleta como jogar mais simples.
O que eu não gostei do jogo? Do Marcinho. Futebol é muito simples, não precisa fazer muita coisa. Tem que ser mais simples. Dar tapa na bola, driblar o adversário, dar caneta… fazer tudo que tem que fazer, mas com simplicidade. Ele começou a virar muito o corpo para lá, para cá, e as vezes sem necessidade. Ele tem que usar o talento com simplicidade. Os grandes jogadores usaram o talento com simplicidade. A partir do momento que você vira a bunda para o lado, para o outro, você ajuda o adversário a te marcar. Faça com simplicidade. Uma coisa que vou ensinar para ele, porque é muito bom jogador. Não estou criticando e arrebentando o jogador, não. Estou falando uma coisa que já falei pra ele. Ele tem condição de jogar na equipe. Mas tenho que ensinar a ele que futebol é simples. Quanto mais simples, mais eficiente, destacou.
O treinador foi abordado mais uma vez na coletiva sobre a continuidade do meia na equipe titular. O comandante ratificou que o jogador precisa jogar de forma mais simples, enquanto Giovanni entrou e ofereceu mais dinâmica ao meio-campo. Diz respeitar a opinião da imprensa, mas que cabe a ele ensinar e externar o que o jogador precisa evoluir para conquistar a vaga no onze titular.
Que ele busque seu espaço. O Giovanni conseguiu fazer o time clarear muito mais as jogadas do que o Marcinho. Ele vai ter que mudar um pouco sua maneira de jogar. Não sou contra driblar, dar caneta, chapeuzinho, sou favorável a tudo isso. Mas tudo tem que ser feito com simplicidade. É um jogador talentoso que pode buscar o espaço dentro do time, mas tem que adquirir esse direito de jogar. Não adianta porque vocês da imprensa acham que eu tenho que escalar. Tem que ver como ele funciona dentro da equipe pra ser escalado. Entre Marcinho e Giovanni, fico com Giovanni que conseguiu fazer a equipe jogar muito mais. (…) Isso tudo é um processo de trabalho que vamos fazer, finalizou.
O treinador aproveitou para destacar que não está queimando o jogador, apenas externando uma realidade que ele, sendo muito jovem, ainda precisa aprender.
Não estou aqui queimando o jogador, muito pelo contrário. Só estou falando uma realidade que ele precisa aprender, pois é muito jovem. Tenho que ensinar e externar isso. Ele tem todo meu apoio para fazer tudo que fez sem virar a bunda pro lado e pro outro, driblando, dando caneta, dando lençol, achando os companheiros com simplicidade. Futebol é simplicidade, concluiu.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo