oGol.com.br
·22 de janeiro de 2026
Lyon e Aston Villa carimbam vaga antecipada nas oitavas da Liga Europa; Porto e Betis tropeçam

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·22 de janeiro de 2026

A penúltima rodada da Liga Europa começou com a "dupla de líderes" confirmando a sua classificação direta para as oitavas de finais. Lyon e Aston Villa somaram a sexta vitória em sete rodadas e permaneceram dividindo a ponta da tabela geral.
Nos critérios de desempate, a primeira colocação segue com o time francês, com 18 pontos e 11 gols de saldo, seguido pelos Villans.
A manutenção da liderança do Lyon foi conquistada com uma vitória magra na Suíça. Com um gol solitário de Maitland-Niles nos acréscimos do primeiro tempo, o time de Paulo Fonseca venceu o Young Boys por 1 a 0.
Já o Aston Villa teve a missão mais complicada e também conseguiu buscar três pontos fora de casa. Em Istambul, os Villans marcaram com Jadon Sancho, ainda no primeiro tempo, e venceram o Fenerbahçe, por 1 a 0. Enquanto o time inglês tem posição confortável, os turcos perderam a chance de entrar no G8 e ficaram mais longe da vaga direta.
Sensação desta edição da Liga Europa, o Midtjylland perdeu a chance de seguir na cola dos líderes e deixou escapar a vitória diante do Brann. O time dinamarquês esteve por três vezes na frente do placar e cedeu o empate no último lance.
O atacante brasileiro, Júnior Brumado, marcou um dos gols da vitória do Midtjylland e chegou a 11 gols na temporada, em 27 jogos.
Na Alemanha, o SC Freiburg fez o dever de casa e também encaminhou a sua classificação sem precisar passar pelos playoffs. O time alemão marcou na reta final, venceu o Maccabi Tel Aviv por 1 a 0 e assumiu a terceira posição.
Único derrotado entre os primeiros colocados, o Real Betis visitou o PAOK e foi derrotado por 2 a 0, caindo para a quinta posição, enquanto o time grego subiu para 11° e seguiu na briga por uma vaga direta.
Na República Tcheca, um gol de Deniz Gül aos 45 minutos do segundo tempo evitou uma derrota do FC Porto para o Viktoria Plzen e garantiu o empate. Os Dragões estão ameaçados com a sua vaga direta, mas permaneceram no G8.
Na outra extremidade da tabela, o Feyenoord bateu o Sturm Graz, somou a segunda vitória e evitou uma eliminação precoce. Ainda fora da zona de classificação, o time holandês subiu para 27° e ficou a um ponto da zona de classificação para os playoffs.
No meio da tabela, Bologna e Celtic ficaram no empate em 2 a 2 e o Estrela Vermelha bateu o eliminado Malmo por 1 a 0.







































