MundoBola
·08 de janeiro de 2026
Mágoa do Flamengo? Pablo fala pela primeira vez após um ano sem entrar em campo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·08 de janeiro de 2026

Novo reforço do São Bernardo-SP, Pablo passou toda a temporada de 2025 treinando separado do elenco principal do Flamengo, já que estava fora dos planos do clube. Após sua saída do Rubro-Negro, o zagueiro falou pela primeira vez sobre o longo período sem entrar em campo.
Em entrevista à "ESPN", o defensor abriu o jogo sobre o fato de não ter sido utilizado pelo Mais Querido na equipe principal. A decisão foi tomada no início da última temporada e perdurou até o fim do ano.
"Joguei o Carioca em 2025 pelo Flamengo e acreditava que teria mais oportunidades. Mas o futebol tem ciclos e decisões que vão além dos jogadores. Uma decisão foi tomada, e eu simplesmente a respeitei. Eu sou um cara que, independentemente do que estou vivendo, consigo ressignificar as coisas e trazer algo positivo de uma situação que muitos atletas veriam como negativa", disse Pablo.

Pablo treinando separado no Flamengo em 2025 - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Pablo apontou que os problemas físicos sofridos no Botafogo, em 2024, prejudicaram seu retorno ao Flamengo. O atleta admitiu a tristeza pela decisão da comissão técnica rubro-negra, mas preferiu focar na nova etapa no São Bernardo.
"Imagina você ficar um ano sem jogar? Não por opção sua, mas porque outra pessoa decidiu isso por você. A falta de oportunidades e de estar inserido no clube traz um pouco de tristeza, sim. Mas hoje eu estou aqui, estou feliz, motivado, e vou falar a mesma coisa que falei ontem: eu estou me sentindo com 18 anos", afirmou o zagueiro.
Apesar de encerrar sua passagem pelo Mengão fora do time principal, Pablo afirmou que não guarda mágoas do clube e que se sente honrado por ter vestido o Manto Sagrado. Para o jogador, foi um privilégio atuar por Corinthians e Flamengo, as duas maiores torcidas do Brasil.
"A minha relação com o Flamengo é só de gratidão. Não tem como entrar nada de ruim; ela é blindada por mim mesmo. Se a gente deixa as pessoas dominarem o nosso coração, quando se perde um jogo, isso afeta. O sentimento é de gratidão e de honra, porque chegar e jogar no Flamengo é um privilégio para pouquíssimos jogadores. Eu, graças a Deus, pude jogar nas duas maiores torcidas do Brasil", concluiu o defensor.
Contratado em 2022 junto ao Lokomotiv Moscou-RUS, Pablo foi bastante utilizado por Paulo Sousa e teve menos oportunidades sob o comando de Dorival. Na temporada seguinte, entrou ainda menos em campo, com apenas 15 jogos, e sofreu com diversos problemas físicos.
Em 2024, o zagueiro foi emprestado ao Botafogo, mas atuou apenas 28 minutos em uma única partida. Já em 2025, o atleta fez parte do elenco alternativo, composto por jogadores da base, que disputou o início do Carioca. Seu último jogo pelo Mengão foi na goleada por 5 a 0 sobre o Bangu.
Pablo disputou 51 partidas pelo Flamengo, com 29 vitórias, oito empates e 14 derrotas. Entre 2022 e 2025, conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, em 2022.









































