Revista Colorada
·08 de janeiro de 2026
Mais detalhes sobre a viagem de Alessandro Barcellos para a Europa

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·08 de janeiro de 2026

Na última segunda-feira, antes da apresentação oficial de Fabinho Soldado como novo diretor executivo do Internacional, Alessandro Barcellos fez uma revelação surpreendente. Em virtude de um convite da CBF, ele se afastou temporariamente da liderança do departamento de futebol para uma viagem rumo à Europa.
O presidente do Clube do Povo, assim como outros dirigentes do futebol nacional, foram chamados para uma série de avaliações por parte da entidade. A meta é dar prosseguimento às mudanças no calendário e nas competições através de um estudo aprofundado sobre modelos utilizados em outras ligas do planeta.
Desta forma, conforme detalhes divulgados pelo portal “GZH”, o roteiro de Alessandro Barcellos na Europa está praticamente definido. Serão dez dias de viagem, com a companhia de Samir Xaud, presidente da CBF, para visitar as estruturas das principais ligas do futebol europeu.
A comitiva da CBF irá passar pela Espanha, que conta com a La Liga, pela Inglaterra, que possui a Premier League, e pela Alemanha, que tem a Bundesliga. O objetivo é observar de perto os modelos de gestão e funcionamento de cada uma dessas competições para, nos próximos anos, modernizar o futebol brasileiro.
“Faremos esta imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo e teremos a participação ativa de clubes e federações para que tenhamos uma construção coletiva visando à evolução permanente do futebol brasileiro”, disse Samir Xaud ao “GZH”.
Além de Alessandro Barcellos, a comitiva também será formada por: Odorico Roman (Grêmio), Marcelo Teixeira (Santos), Carlos Amodeo (Vasco), Thairo Arruda (Botafogo), Paulo Stumpf (Juventude), Ulisses Bresciani (Palmeiras), Vitor Ferraz (Bahia), Gabriel Diniz Abrão (Corinthians) e João Paulo Silva (Ceará).









































