AVANTE MEU TRICOLOR
·02 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·02 de dezembro de 2024
CT do Inter Miami, em Fort Lauderdale, abrigará o São Paulo em 2025 (Foto: Divulgação/Inter Miami)
MARCIO MONTEIRO
O São Paulo já tem acertado nos últimos meses sua pré-temporada de 2025, que será realizada nos Estados Unidos, com dois amistosos preparatórios já definidos, contra Cruzeiro e Flamengo, na segunda quinzena de janeiro, na disputa da FC Series, a antiga Florida Cup.
Entretanto, as mudanças no calendário do próximo ano divulgadas pela CBF já no final deste 2024 complicaram as coisas ao Tricolor. Mesmo assim, com datas conflitando com o início do Campeonato Paulista, o clube manteve sua palavra e irá começar 2025 nos EUA.
Os planos do São Paulo, no entanto, eram já acertar as próximas três pré-temporadas no país da América do Norte. Mas a CBF atrapalhou tudo, como revelou o diretor de futebol do clube, Carlos Belmonte.
“Eu estava à beira de assinar um contrato de três anos. Porque eu dizia ao presidente Julio, não dá para ser uma temporada só, senão vira uma coisa esporádica. A gente estava brigando por um contrato de três anos e quando surge uma questão como essa, derruba tudo isso”, falou o dirigente em entrevista àCNN.
“A gente vinha trabalhando isso desde março, nós vínhamos trabalhando a temporada lá. E aí se solta uma temporada que começa antes. Porque os investidores que estão lá nos Estados Unidos não têm certeza se eu vou conseguir ir”.
“Quando a gente anuncia que a temporada que vem, a de 2026, vai ser ainda pior, porque tem Copa do Mundo. Como que eles fecham comigo um contrato para o outro ano? Então isso é ruim para o futebol brasileiro”.
“A pré-temporada lá não é boa só para o São Paulo, é boa para o futebol brasileiro. Porque a gente está indo para um mercado onde vai o Manchester, o Barcelona, o Chelsea. O mercado mais rico do mundo. A gente acha que vai ter uma pré-temporada muito boa. Não só do ponto de vista esportivo, mas também do ponto de vista da marca, da imagem, a gente quer mostrar o São Paulo para esse mercado”, explanou Belmonte.
No torneio do ano que vem, o clube do Morumbi encara o Cruzeiro em 15 de janeiro e depois o Flamengo no dia 19, no Chase Stadium, estádio utilizado pelo Inter Miami.
Ficou definido em reuniões internas com a comissão técnica de Luis Zubeldía que o clube levará aos EUA um grupo de 34 jogadores, com 4 goleiros e 30 atletas de linha. Com as alterações no calendário 2025, no entanto, alguns nomes podem retornar antes para a disputa do Paulistão.
O São Paulo decidiu não cancelar a sua ida aos EUA e acertou uma manobra com a Federação Paulista de Futebol: caso se classificasse diretamente para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores, como já ocorreu, o clube do Morumbi pode ter até seus quatro jogos iniciais do Campeonato Paulista adiados para serem disputados nas datas vagas para a disputa da fase preliminar do torneio continental.