Gazeta Esportiva.com
·17 de fevereiro de 2026
Mancha Verde e Independente não conquistam acesso no Carnaval de São Paulo; Camisa 12 é rebaixada

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de fevereiro de 2026

As escolas de samba Mancha Verde e Independente Tricolor, organizadas ligadas a Palmeiras e São Paulo, respectivamente, não conseguiram o acesso ao Grupo Especial do Carnaval paulista. Apenas as duas primeiras colocadas sobem à primeira divisão.
A Mancha Verde finalizou na terceira posição com 269,4 pontos, mesma pontuação da segunda colocada Pérola Negra, que ficou à frente pelos critérios de desempate. A Independente terminou logo abaixo, na quarta posição, com 269,3.
Por exceder o tempo máximo de desfile, a Independente foi punida com a perda de dois décimos em sua pontuação final. Caso não tivesse sido penalizada, teria terminado no top 2, acima da Mancha Verde e da Pérola Negra. A escola campeã do Grupo de Acesso foi a Acadêmicos do Tucuruvi.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram

Foto: @felipearaujofotografo / Liga-SP
Considerada a segunda maior torcida organizada do Corinthians, a Camisa 12 terminou na oitava e última posição do Grupo de Acesso e foi rebaixada. Em 2027, a agremiação alvinegra disputará o Grupo de Acesso 2, o que seria equivalente à terceira divisão do carnaval de São Paulo.
Os desfiles aconteceram no último domingo, no Sambódromo do Anhembi. As escolas foram avaliadas em nove quesitos: Alegoria, Bateria, Comissão de frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e porta-bandeira e Samba-enredo.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo

































