Esporte News Mundo
·23 de novembro de 2025
Mano Menezes assume a responsabilidade após derrota para o Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·23 de novembro de 2025

O técnico do Grêmio, Mano Menezes, assumiu a responsabilidade pelo desempenho da equipe na derrota por 3 a 2 diante do Botafogo, neste sábado (22), no Engenhão. Segundo o treinador, a estratégia inicial não surtiu efeito no primeiro tempo, resultando em dificuldades táticas que comprometeram o desempenho do time. Após a partida, Mano demonstrou certa irritação em respostas à imprensa, mas destacou que os problemas observados foram consequência de decisões tomadas por ele.
— Estratégias são escolhas. Fizemos uma para 90 minutos. O Botafogo iniciou o jogo muito intenso, com muitos jogadores por dentro e nós estávamos vindo de três jogos fora de casa com dificuldade para marcar no setor dos volantes. A ideia era encaixar. Então eu trouxe para a segunda linha o (Lucas) Esteves e era o jogador de fazer pela esquerda o quinto homem da linha. Não fizemos bem, embora até o momento que sofremos o gol o adversário não tivesse chutado. Nossa ideia era neutralizar na primeira parte para na segunda buscar o gol ou os gols — afirmou.
Mano Menezes reconheceu a dificuldade da equipe na primeira etapa e assumiu a responsabilidade pelo desempenho inicial. O treinador ressaltou, no entanto, a reação do time na segunda metade da partida, enfatizando que ajustes táticos contribuíram para a melhora em campo.
— A troca no intervalo foi porque precisávamos levar a equipe para outra situação. Foi melhor em todos os aspectos. Fizemos 2 a 1 e sofremos o terceiro gol no momento que não podíamos. Teríamos empatado, no mínimo, se não tivéssemos levado esse terceiro gol. Mas é assim, escolhas são escolhas. A primeira parte é responsabilidade minha. O time melhorou no segundo tempo. A dificuldade foi tática e tática é responsabilidade do treinador — disse.
O Grêmio segue enfrentando dificuldades defensivas longe de seus domínios, apresentando a segunda pior defesa como visitante no Campeonato Brasileiro, com 33 gols sofridos — atrás apenas do Juventude, que já levou 40. Questionado sobre a estratégia mais cautelosa da equipe, o técnico do Tricolor explicou que o ajuste tático é uma resposta aos jogos anteriores, nos quais a defesa se mostrou vulnerável. Em tom descontraído, o treinador ainda provocou os jornalistas durante a coletiva.
— Não pensou se o fato de termos a segunda pior defesa como visitante me levou a tentar proteger um pouco mais? A vida da gente é assim. Esses dias eu li que fora de casa a gente deveria jogar diferente. Não vieram jogadores importantes, mas não vou transferir para os jogadores uma dificuldade que foi tática e isso é minha. Não vou transferir para os atletas. Penso que a segunda parte nossa foi melhor, sem dúvida alguma. Achei que poderíamos ter jogado melhor na primeira parte, mas repito que não vou transferir para os jogadores — finalizou.
O Grêmio volta a jogar nesta terça-feira (24), às 21h30, quando receberá o Palmeiras na Arena. Atualmente na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, o time gaúcho corre o risco de perder algumas colocações, já que Vasco, Ceará e o arquirrival Internacional podem ultrapassá-lo ao final da rodada.









































